Como carregar o Lisboa VIVA no MULTIBANCO?

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A utilização da rede MULTIBANCO para efetuar carregamentos de títulos de transporte é um serviço disponibilizado pela OTLIS.

 

A opção de carregamento em MULTIBANCO é válida para o "carregamento" de passes Navegante Municipal e Metropolitano" e válida para o "recarregamento" das restantes tipologias de passes (combinados e assinaturas) e zapping. No caso do recarregamento é necessário que o cartão Lisboa VIVA já tenha sido préviamente carregado através do Portal VIVA, ou através dos sistemas de venda dos Operadores de Transporte.

Para quem estaciona em parquímetros da Emel e é detentor de um cartão VIVA Parking, o MULTIBANCO também disponibiliza a opção de carregar este cartão para pagamento de parquímetro sem que seja necessário ter trocos ou wi-fi disponível.

 

(!) Atenção

Se pretende uma fatura para dedução de befícios em sede de IRS deverá introduzir o NIF antes da confirmação do título.

O MULTIBANCO emite fatura simplificada em todas as operações de carregamento e recarregamento de títulos de transporte, de valor igual ou inferior a 100€, comunicando diretamente com o portal e-fatura.

 

Passos para o carregamento de passes e zapping no MULTIBANCO

 

Passo 1:
Introduza o seu cartão e código pessoal.

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Passo 2:
Selecione "Pagamentos e Outros Serviços", "Transportes" e "Carregamento Títulos de Transporte".

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Passo 3:
Retire o seu cartão bancário e introduza o seu cartão Lisboa VIVA.

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Passo 4: 
Se pretende carregar um tíulo Navegante pela primeira vez
, selecione "Adicionar Título de Transporte". Em seguida, selecione a opção para o carregamento de Navegante Metropolitano "Viajar em mais do que 1 Município" ou a opção para o carregamento de Navegante Municipal "Viajar em apenas 1 Município".

Se pretende recarregar um título anteriormente carregado no seu cartão, selecione o título correspondente apresentado no ecrã.

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Passo 5:
Se escolheu a opção "Viajar em apenas 1 Município" selecione o Município em que pretende viajar. Esta tipologia passe apenas permite viajar dentro da área geográfica do município escolhido.

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Passo 6:
Dependendo do dia do mês em que é realizada a seleção poder-lhe-á ser apresentada uma de duas opções.
Entre o dia 01 e o dia 25 de cada mês os passes Navegante Municipal e Navegante Metropolitano são vendidos para o próprio mês.
Entre o dia 26 e o dia 30  de cada mês os passes Navegante Municipal e Navegante Metropolitano são vendidos para mês seguinte.

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Passo 7:
Se pretende a emissão de fatura simplificada introduza o seu número de identificação fiscal.
Caso não seja introduzido o NIF neste ecrã, já não será possível proceder à uma modificação posterior do documento emitido.

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Passo 8:
Confirme os dados de carregamento
, nomeadamente a designação do título que pretende adquirir, o seu preço, data de validade e número de identificação fiscal introduzido.

(!) Atenção

Se a data de validade ou o valor do título que pretende adquirir não corresponder ao que deseja, não confirme a operação e repita o processo selecionando o título que pretende. Os carregamentos para o mês seguinte apenas estão disponíveis a partir do dia 26 (inclusivé). Caso tenha alguma dificuldade dirija-se a uma bilheteira de um Operador de transporte ou faça o carregamento nas redes de agentes disponíveis.

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Os carregamentos realizados em Caixa MULTIBANCO disponibilizam a opção Fatura Simplificada com ou sem NIF. 

Se pretende que o carregamento fique disponível no portal e-fatura deverá escolher a opção ‘Fatura Simplificada com NIF’

 

Perguntas frequentes

Carreguei um Navegante Municipal e pretendia um Navegante Metropolitano, como posso alterar?

Se carregou um Navegante Municipal e pretendia um Navegante Metropolitano deverá dirigir-se a um gabinete de apoio ao cliente para realizar a anulação do título carregado e o carregamento do novo título.

Não deverá carregar dois títulos Navegante (Municipal e Metropolitano), válidos para o mesmo mês, no MULTIBANCO, sob pena de não ser aceite a sua devolução pelo operador.

Introduzi o meu NIF no momento da compra mas a compra não aparece disponível no portal efatura. 

Quando proceder à verificação das suas faturas no portal e-fatura, saiba que os carregamentos realizados via MULTIBANCO ficam categorizados como ‘OUTROS’ sendo necessário proceder à alteração manual para a categoria ‘TRANSPORTES’.


Para mais informação consulte as FAQ -  
Carregamento de passes e zapping no MULTIBANCO