Clique em "+" para visualizar os passes combinados com cada um dos operadores abaixo indicados.

 

Se houver alguma questão que não esteja contemplada, por favor contacte-nos para que a possamos melhorar.

 

 

Cartões VIVA

O meu cartão VIVA não funciona. O que devo fazer?

  • Se o cartão deixar de funcionar, ainda que carregado

    com títulos válidos, ou se não o conseguir ler, deverá

    dirigir-se à bilheteira ou a um gabinete de apoio ao

    cliente do seu operador de transporte apresentando

    o cartão e o comprovativo de carregamento. 

Como é feita a substituição do meu cartão VIVA avariado?

  • A substituição de cartões avariados é feita de acordo com as seguintes regras:

     

    cartões exclusivamente eletrónicos: dirija-se preferencialmente ao Gabinete de apoio ao Cliente do opereador onde efetuou o último carregamento.

     

    cartões com senha: a substituição do cartão só pode

    ser feita no operador de transporte onde comprou a sua

    senha e carregou o seu o título de transporte.

     

    Se o seu cartão se encontra dentro do período de garantia e deixa de funcionar, por avaria não a si imputável, a sua substituição é gratuita; se o cartão se encontra danificado, ou fora do prazo de validade, o custo é suportado por si. Até ao novo cartão ser emitido, ser-lhe-á entregue um cartão provisório, denominado Guia de Substituição, válido pelo mesmo período do título que se encontrava carregado quando o seu cartão deixou de funcionar. 

Como sei qual é o cartão indicado para mim em Lisboa?

  • Caso seja um viajante ocasional na área metropolitana de Lisboa, opte pelo cartão VIVA Viagem ou 7 Colinas. Se vai usar diariamente (ou quase) os transportes públicos, o Lisboa VIVA é o seu cartão ideal, pois permite carregar passes, bilhetes e zapping.

     

    Se pretende alugar um carro, o Lisboa VIVA ou o Mob Carsharing famílias ou empresas é o indicado para si. Se apenas quer estacionar de forma simples e sem ter que se preocupar em ter moedas para pagar o parquímetro, opte pelo cartão VIVA Parking.

Perdi o meu cartão e agora?

  • A perda ou extravio devem ser comunicados a um operador de transporte para que o cartão seja anulado.

    Deverá solicitar um novo cartão, pelo preço em vigor. 

Documentos necessários para pedido de cartão no operador

  • Para requisitar o cartão Lisboa VIVA junto de um operador necessita de entregar a Requisição de Cartão de Identificação para Transportes devidamente preenchida e fotografia recente, a cores, tipo passe, com fundo liso.

     

    Deverá ainda apresentar o seu cartão de cidadão ou BI e cartão de contribuinte.

     

    Consulte o seu operador para obter informação sobre a documentação específica que deverá apresentar no caso de pretender um cartão com perfil.

Quero pedir um cartão Lisboa VIVA

  • Poderá efetuar um pedido de cartão para os perfis normal, criança ou 3ª idade através do Portal VIVA de forma fácil e sem preenchimento de requisições ou envio de fotografia. Basta que entre na sua área My VIVA e siga os passos aqui descritos.

     

    Se ainda não tem Conta VIVA+ saiba aqui como a criar.

     

    Caso pretenda outro tipo de perfil ou efetuar a requisição junto de um operador, com relação aos documentos necessários, isto dependerá do perfil pretendido, pelo que o deverá consultar sobre este assunto.

Não encontro um título para carregar no Lisboa VIVA

  • O título em questão poderá não constar ainda do catálogo de títulos disponíveis para carregamentos online. Esperamos poder vir a incluído num futuro breve.        

     

Registo de conta

Como criar a minha conta VIVA?

  • Entre aqui e siga os passos indicados para criar a sua conta MY VIVA.

Não recebi email para activar registo

  • Deverá aguardar alguns minutos. Caso não o recepcione deverá enviar-nos um email para contacto@portalviva.pt, indicando no assunto Registo.

Como recuperar a minha palavra-passe?

  • Aceda à área de login do portal e clique em “Esqueceu-se da palavra-passe?”. Seguidamente bastará introduzir o nome de utilizador.

Não consigo visualizar os movimentos do meu cartão

  • As Contas VIVA, criadas sem cartão de cidadão, apenas permitem ao seu utilizador a consulta dos movimentos efetuados com um determinado cartão Lisboa VIVA no portal.  Para ter acesso a consultas de movimentos nos operadores ou informação sobre outros cartões deverá efetuar um upgrade para uma Conta VIVA+.

Portal VIVA

Que cartões VIVA posso requerer e carregar?

Não tenho Cartão de Cidadão. Como me poderei registar?

  • A OTLIS está a trabalhar no desenvolvimento de uma nova solução de registo para os casos em que os utilizadores não disponham de cartão de cidadão. Neste momento o registo apenas será acessível a quem disponha deste documento de identificação.

Quais os meios de pagamento aceites no portal?

  • O Portal VIVA aceita qualquer tipo de cartão de crédito, seja VISA ou MasterCard. Se preferir também poderá recorrer ao serviço MBnet onde poderá criar um cartão virtual de débito ou de crédito.

     

     

Como apagar títulos que já não uso?

  • Não é possível apagar os títulos que já não usa, no entanto, os nossos sistemas detectam que os títulos estão expirados e se necessário, apagam-nos.

Fui reencaminhado para um site da Oracle. O que fazer?

  • A versão de Java que utiliza poderá estar desactualizada ou não instalada ou no browser utilizado.

    Deverá instalar a versão de java mais recente e tentar aceder ao portal novamente.

Posso carregar qualquer título de transporte através do portal?

  • No Portal VIVA ainda não estão disponíveis todos os títulos de transporte dos operadores da AML. 

    Títulos próprios de operadores rodoviários privados e operador CP, bem como algumas variantes de passes intermodais e combinados, ainda não estão disponíveis para carregamento.

Não consigo ler cartões VIVA, o ecrã fica a pensar, o que fazer?

  • O browser utilizado não está a permitir a execução de aplicativos Java. Por favor verifique se:

     

    1. Está a utilizar um browser com suporte a Java Applets, como é o caso do Internet Explorer, do Firefox ou do Safari (para OS X).
    2. Tem instalada uma versão Java atualizada no seu computador. Faça download da versão mais recente de Java.
    3. O browser utilizado está a bloquear a execução de aplicações Java. Confirme se existe um pop-up a pedir para autorizar a execução desta aplicação. Neste caso deverá permitir a execução de plug-ins.

     

    Mais informações

Pedido de fatura

Não consigo emitir fatura

  • Verifique, por favor, se a dificuldade na emissão de fatura deriva de alguma das seguintes situações:

     

    1. O carregamento foi realizado há menos de 48h?

    Deverá aguardar 48h antes de proceder ao pedido de fatura.

     

    2. Introduziu corretamente o número do cartão Lisboa VIVA?

    Deverá introduzir um dos números constantes do seu cartão Lisboa VIVA e não o número constante do talão de carregamento.

     

    3. Introduziu a data de carregamento correta?

    Em alguns talões é apresentado o ano antes do dia do carregamento.

     

    4. O operador onde realizou o carregamento é aderente ao serviço de emissão de faturas através do Portal VIVA?

    Este serviço apenas está disponível para carregamentos realizados no Multibanco, rede de agentes Pagaqui e Payshop, operadores Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo, Soflusa e Transportes Colectivos do Barreiro.

     

    5. O carregamento foi realizado há mais de 5 dias úteis?

    A partir do momento em que o carregamento entra em sistema (até 48h) a fatura fica disponível para emissão durante 5 dias úteis. Findo este prazo, já não será possível proceder à sua emissão.

     

    Se a dificuldade não se enquadra nas situações acima descritas, deverá enviar um email para contacto@portalviva.pt indicando o local onde realizou o carregamento e número de cartão Lisboa VIVA.

Como pedir uma fatura?

  • Aceda a Pedido de Fatura na homepage do Portal VIVA e proceda ao preenchimento do formulário. Em caso de dúvida consulte os passos para o pedido de fatura.

Pretendo faturas de meses anteriores

  • As faturas só poderão ser requisitadas até 5 dias úteis após o carregamento do titulo de transporte.

Tenho que estar registado no portal para pedir fatura?

  • Para realizar um pedido de fatura não necessita de registo no Portal VIVA.

Depois de emitir uma fatura posso voltar a consultá-la?

  • Após emissão de fatura poderá sempre consulta-la introduzindo no formulário para o pedido de fatura o número de cartão, operador e data de carregamento.

Fiz um carregamento hoje e não consigo emitir a fatura

  • Os sistemas de venda dos operadores não comunicam com o portal em tempo real pelo que a sua fatura poderá levar até 48h a entrar em sistema.

     

Fiz um carregamento na CP e não consigo emitir a fatura.

  • A CP – Comboios de Portugal não é aderente do serviço de emissão de faturas online através do Portal VIVA, pelo que deverá solicitar a fatura junto do operador.

Fiz um pedido de cartão e não consigo emitir fatura

  • As faturas relativas a requisições de cartão deverão ser solicitadas aos operadores de transporte.

    O serviço de emissão de faturas online apenas está disponível para carregamentos.

Carreguei o cartão no MB e introduzi NIF, necessito pedir fatura no portal?

  • O recibo gerado em ATM tem a mesma validade fiscal que uma fatura podendo ser apresentado para efeitos de despesa, no entanto, se pretende fatura para dedução em sede de IRS deverá aceder ao pedido de fatura.

Pretendo uma fatura de uma tarifa de bordo

  • As faturas de tarifas de bordo deverão ser solicitadas doirectamente ao operador de transporte.

Necessito de um leitor de cartões para pedir uma fatura?

  • Para pedir uma fatura não necessita de um leitor de cartões. Basta preencher o formulário em Pedido de Fatura.

Necessito de estar registado no portal para pedir uma fatura?

  • Para realizar um pedido de fatura não necessita de registo no portal. Basta preencher o formulário em Pedido de Fatura.

Como posso pedir fatura de validações do cartão bancário Caixa VIVA?

  • Aceda à sua área My VIVA (Conta VIVA ou VIVA+) e associe o seu cartão bancário.

    1. Faça Login
    2. Clique em "novo cartão bancário"
    3. Insira o cartão Caixa VIVA no leitor de cartões
    4. Clique em "Associar cartão"
    5. Consulte os movimentos do seu cartão e clique em consultar/emitir fatura

     

Estou registado no portal e pedem-me os dados de faturação

  • A área de pedido de fatura não comunica com a área privada My VIVA pelo que sempre que pretender emitir uma fatura deverá preencher os seus dados de faturação.

Aparece uma mensagem "Dados de comprovativo não encontrados"

  • Confirme se o carregamento foi realizado há mais de 48h. Caso tenha ultrapassado este prazo, por favor contacte-nos.

Novos Passes Navegante

Que novos passes vão existir a partir de Abril?

  • A partir de abril de 2019 vai entrar em funcionamento a maior alteração tarifária dos últimos anos. Os novos passes Navegante representam uma enorme redução no preço do transporte público na área metropolitana de Lisboa. A partir dessa data vão estar disponíveis 19 novos passes: um passe Navegante Metropolitano e 18 passes Navegante Municipal (um para cada município).

A partir de quando poderei utilizar os novos passes?

  • Os novos passes Navegante Metropolitano, Navegante Municipal, Navegante 12 e Navegante +65 poderão ser utilizados a partir de 1 de abril de 2019.

O que tenho que fazer para usufruir dos novos passes?

  • Se ainda não é um utilizador frequente de transporte público, deve adquirir o Cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto). O pedido pode ser efetuado presencialmente ao balcão de um operador de transportes aderente ou online em www.portalviva.pt ( o pedido online não é possível para 4_18, sub23 e social+) e demora aproximadamente 10 dias a ser emitido. Se já é titular do Cartão Lisboa VIVA a partir de 26 de março apenas terá que carregar o seu cartão para poder utilizar um dos novos passes Navegante a partir do dia 1 de abril.

O que é o passe Navegante Metropolitano?

  • O passe Navegante Metropolitano é um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, terá o preço de 40€. Por exemplo o titular do passe Navegante Metropolitano poderá ir de Setúbal até Mafra ou de Sesimbra a Vila Franca de Xira, utilizando qualquer operador do serviço publico de transporte de passageiros com um único passe.

O que é o passe Navegante Municipal?

  • O passe Navegante Municipal é um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros dentro do limite geográfico de um município selecionado, de entre os 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, terá o preço de 30€. Por exemplo, o titular do passe Navegante Moita poderá deslocar-se dentro do município de Moita utilizando qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros com um único passe.  

O que é o Navegante Metropolitano Família?

  • O passe Navegante Metropolitano Família é um passe mensal válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, vai permitir que todos os membros do mesmo agregado familiar, independentemente do número de elementos, residentes num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa,  pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Metropolitano – 80€. Para usufruir do Navegante Metropolitano Família é necessário que cada um dos benificiários seja titular do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto); Estima-se que o passe Metropolitano Família entre em funcionamento a partir de julho 2019.

O que é o Navegante Municipal Família?

  • O passe Navegante Municipal é um passe mensal válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, vai permitir que todos os membros do mesmo agregado familiar, independentemente do número de elementos, residentes num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, dentro do limite geográfico de um município selecionado, de entre os 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Metropolitano – 60€. Para usufruir do Navegante Municipal Família é necessário que cada um dos benificiários seja titular do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto); Estima-se que o passe Metropolitano Família entre em funcionamento a partir de julho 2019.

O que é o passe Navegante 12?

  • O passe Navegante 12 é um passe gratuito, que vai permitir a qualquer criança até aos 12 anos de idade (inclusive), isto é, até ao último dia do mês em que a criança faz 13 anos, possa utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Para usufruir do passe Navegante 12 é necessário que a criança seja possuidora de um cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto).

O que é o passe Navegante +65?

  • O passe Navegante +65 é um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, destinado a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas (no caso dos reformados e pensionistas serão considerados os rendimentos mensais do agregado familiar que terá de ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional),  válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, terá o preço de 20€. Para usufruir do passe Navegante +65 é necessário que seja possuidor de um cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto).

Quanto vão custar os novos passes Navegante Metropolitano?

  • Os valores dos novos passes Navegante Metropolitano encontram-se indicados na tabela seguinte:

    Passes Metropolitanos em vigor na Área Metropolitana de Lisboa a partir de abril de 2019

    Passe

    Navegante 12

    Navegante Metropolitano

    Navegante +65

    Navegante Metropolitano Família1

    Preço

    Gratuito

    40€

    20€

    80€

    Descontos Sociais 2

    N.A.

    Social + A

    (50%)

    Social + B

    (25%)

    4_18

    B

    (25%)

    Sub23

    B

    (25%)

    4_18

    A

    (60%)

    Sub23

    A

    (60%)

    N.A.

    N.A.

    Preço com descontos sociais

    20€

    30€

    16€

                       

    1 Estima-se que o passe Metropolitano Família entre em funcionamento a partir de julho 2019.

    2 Os descontos sociais aguardam a publicação de enquadramento legislativo

Quanto vão custar os novos passes Navegante Municipal?

  • Os valores dos novos passes Navegante Municipal encontram-se indicados na tabela seguinte:

     

    Passes Municipais em vigor na Área Metropolitana de Lisboa a partir de abril de 2019

    Passe

    Navegante Municipal

    Navegante Municipal Família1

    Preço

    30€

    60€

    Descontos Sociais2

    Social + A

    (50%)

    Social + B

    (25%)

    4_18

    B

    (25%)

    Sub23

    B

    (25%)

    4_18

    A

    (60%)

    Sub23

    A

    (60%)

    N.A.

    Preço com descontos sociais

    15€

    22,5€

    12€

                   

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1Estima-se que o passe Metropolitano Família entre em funcionamento a partir de julho 2019.

    2 Os descontos sociais aguardam a publicação de enquadramento legislativo

     

Qual vai ser a validade temporal dos novos passes Navegante?

  • Os novos passes Navegante vão ser passes de mês fixo, ou seja, válidos do primeiro ao último dia do mês para o qual título foi comprado.

Qual vai ser a abrangência geográfica dos novos passes Navegante Metropolitano?

  • Os passes Navegante Metropolitano, Navegante Metropolitano Família, Navegante 12 e Navegante 65+ permitem a utilização de todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

Qual vai ser a abrangência geográfica dos novos passes Navegante Municipais?

  • Os passes Navegante Municipal e Navegante Municipal Família permitem a deslocação dentro do limite geográfico de um município, em qualquer serviço de transporte público regular de passageiros.

Não tenho o Cartão Lisboa VIVA como o posso obter?

  • O pedido de emissão do cartão Lisboa VIVA deve ser efetuado ao balcão de um dos operadores de serviço de transporte público regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, ou online em  www.portalviva.pt.  O cartão tem um custo de 7€ e um tempo de emissão máximo de 10 dias. Para efetuar o pedido online é necessário um leitor de cartão do cidadão (o pedido online não é possível para os perfis 4_18, sub23 e social+). Para mais informações sobre o cartão Lisboa VIVA deve consultar www.portalviva.pt.

Já tenho o Cartão Lisboa VIVA, como posso carregar um dos novos passes Navegante?

  • Para carregar qualquer um dos novos passes Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal apenas terá que aceder ao local de carregamento habitual (posto de atendimento, máquina de carregamento automático, Portal VIVA, MULTIBANCO.

Ainda não tenho o Cartão Lisboa VIVA, como posso obter o passe Navegante Metropolitano ou Municipal?

  • O primeiro passo é efetuar o pedido de emissão do cartão Lisboa VIVA junto de um dos operadores de transporte da AML ou online em www.portalviva.pt (o pedido online não é possível para os perfis 4_18, sub23 e social+).

    Após obter o seu cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto) para carregar qualquer um dos novos passes Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal, apenas terá que se deslocar a um local de carregamento habitual, posto de atendimento, máquina de carregamento automático, Portal VIVA, ou MULTIBANCO.

Vou ter que trocar o meu cartão Lisboa VIVA atual?

  • Não, se tiver um cartão VIVA, na maioria dos casos, a única operação que terá que efetuar no seu cartão Lisboa VIVA atual é o carregamento do novo passe deslocando-se ao local de carregamento habitual - posto de atendimento, máquina de carregamento automático, Portal VIVA, ou MULTIBANCO.

Vou poder efetuar o primeiro carregamento do Navegante Municipal ou Metropolitano no MULTIBANCO?

  • Sim, vai poder carregar o seu novo título de transporte em qualquer MULTIBANCO da rede da SIBS a partir do dia 26 de março.

A partir de que data vou poder carregar o novo passe Navegante Metropolitano ou Municipal?

  • Vai ser possível carregar os novos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal no Portal VIVA a partir do dia 21 de março. No MULTIBANCO, máquinas de venda automática e nos postos de venda dos operadores o carregamento será possível a partir do dia 26 de março. Recomendamos que o faça o mais antecipadamente possível, de forma a evitar filas.

O meu filho já tem o Cartão Lisboa VIVA com perfil Criança, que devo fazer para ter o Navegante 12?

  • Para que o seu filho possa continuar a viajar gratuitamente na Carris e Metropolitano de Lisboa, não necessita de realizar qualquer operação. Para que a criança possa usufruir de todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa deve dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (ver a Lista de Gabinete de Apoio ao Cliente) e solicitar o carregamento do passe Navegante12 (gratuito).

O meu filho tem o Cartão 4_18, que devo fazer para ter o Navegante 12?

  • Se o seu filho com idade até 12 anos (inclusive), ode dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (ver a Lista de Gabinete de Apoio ao Cliente) e solicitar o carregamento do passe Navegante12 (gratuito).

O meu filho tem o Navegante Escola como posso atualizar para o Navegante 12?

  • Para que o seu filho com idade até 12 anos (inclusive), possa ter o Navegante 12 Pode dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (ver a Lista de Gabinete de Apoio ao Cliente) e solicitar o carregamento do passe Navegante12 (gratuito).

Vai ser mantido o atual desconto 4_18?

  • Sim, este desconto aplica-se aos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal. Estes descontos não se aplicam aos títulos já com desconto, Navegante Metropolitano Família, Navegante Municipal Família. Mantém-se os atuais requisitos e condições, com desconto de 25% para os estudantes do ensino obrigatório e de 60% para os estudantes beneficiários do Escalão “A” da Ação Social Escolar. Mais informações sobre estes descontos podem ser consultadas em www.imt-ip.pt.

Tenho um cartão 4_18, vou poder carregar os passes Navegante no cartão 4_18@escola.tp?

  • Sim, o método de carregamento do passe 4_18 mantém-se inalterado, sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que é o cartão 4_18, aplicando as respetivas percentagens de desconto.  Tenha em atenção que se o seu filho tiver até 12 anos(inclusive), pode pedir a alteração para o Navegante 12 que é gratuito.

Vai ser mantido o atual desconto sub_23?

  • Sim, este desconto aplica-se aos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal estes descontos não se aplicam aos títulos já com desconto, Navegante Metropolitano Família, Navegante Municipal Família. Mantêm-se as atuais condições de acesso e percentagens de desconto: 25% para estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive e estudantes de ensino superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade; 60% para os estudantes beneficiários da Ação Social Direta no Ensino Superior. Mais informações sobre estes descontos podem ser consultadas em www.imt-ip.pt.

Tenho um cartão sub_23, vou poder carregar os passes Navegante no cartão sub23@superior.tp ?

  • Sim, o método de carregamento mantém-se inalterado, sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que se trata de um cartão sub23 e aplicando-se as respetivas percentagens de desconto, bastando dirigir-se ao seu local de carregamento habitual.

Tenho um cartão Social+, vou ter que efetuar alguma alteração?

  • Não. O carregamento mantém-se inalterado, sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que se trata de um cartão com perfil Social+ e aplicando as respetivas percentagens de desconto, basta dirigir-se ao seu local de carregamento habitual.

Em que empresas se vai poder utilizar o novo Navegante Metropolitano?

  • O novo Navegante Metropolitano vai poder ser utilizado em todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, em serviços de transporte dentro da área metropolitana, com exceção de serviços inter-regionais ou de caráter não regular:

     

    CP – Comboios de Portugal, E.P.E. 

     

    Fertagus – Travessia do Tejo, Transportes S.A., incluindo os serviços rodoviários da Sulfertagus

     

    Metropolitano de Lisboa, E.P.E. 

     

    MTS – Metro Transportes do Sul, S.A. 

     

    SOFLUSA – Sociedade Fluvial de. Transportes, S.A.

     

    Transtejo – Transportes do Tejo, S.A. 

     

    Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M.E., S.A.

     

    Cascais Próxima, Empresa Municipal, S.A. (Mobi)

     

    Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro (TCB)

     

    Henrique Leonardo Mota, Lda. (HLM)

     

    Barraqueiro Transportes, S.A. (BT), incluindo parte das marcas Mafrense e Boa Viagem

     

    Isidoro Duarte, S.A. (ID);

     

    JJ-Santo António – Transporte Rodoviário de Passageiros, Unipessoal, Lda. (JJSA)

     

    Rodoviária de Lisboa, S.A. (RL)

     

    Scotturb – Transportes Urbanos, Lda. 

     

    TST – Transportes Sul do Tejo, S.A. (TST), incluindo serviços da SulFertagus

     

    Vimeca Transportes – Viação Mecânica de Carnaxide, Lda

     

    Sem prejuízo da publicitação e divulgação de listagem mais detalhada, bem como da possível atualização da presente lista em virtude, designadamente, da resolução de restrições tecnológicas ou de acordos que venham, entretanto, a ser celebrados com outras autoridades de transportes.

Em que serviços não vai ser possível utilizar o Navegante Metropolitano?

  • Não vai ser possível utilizar o Navegante Metropolitano nos serviços de longa e média distância, designadamente:

    Nos serviços de transporte rodoviário, nos serviços expresso e de alta qualidade, nos serviços inter-regionais, exceto se mencionados especificamente ou em caso de acordo com as autoridades de transportes intermunicipais confinantes, no serviço público de transporte de passageiros flexível explorado ao abrigo do Decreto-Lei nº 60/2016, de 8 de setembro, nos serviços de caráter histórico e de âmbito turístico, nos circuitos especiais de transporte escolar, e nos serviços de transporte ocasionais e regulares especializados na aceção do RJSPTP, bem como nos serviços explorados diretamente pelos municípios ou com base em contratos celebrados pelos municípios com os operadores, exceto se acordo em contrário com a AML,

    Nos serviços ferroviários, estão excluídos os serviços de longa e média distância, do tipo internacional, Alfa Pendular, Intercidades e Inter-regionais.

Quais os títulos que vão ser descontinuados?

  • Os novos passes Navegante têm como um dos objetivos a redução do número de passes atual que é de 694 passando para 240.

    Em geral, os passes de preço atual inferior a 40€ serão mantidos. Os passes com origem e destino na área metropolitana com um preço superior a 40€ deixarão de existir. Mantém-se os títulos com percursos com origem ou destino fora da área metropolitana. Para mais informações deverá consultar o seu operador de transporte. A informação sobre os passes que vão ser descontinuados irá ser disponibilizada brevemente.

Tenho ascendentes a morar comigo, também têm direito ao passe família?

  • Sim, o Navegante Metropolitano ou/Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

Tenho descendentes a morar comigo, também têm direito ao passe família?

  • Sim, o Navegante Metropolitano ou /Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

Existe um limite do número de cartões que posso ter no meu agregado familiar?

  • Não, o Navegante Metropolitano ou Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

Com o Navegante Família é possível carregar o Navegante Metropolitano para 2 membros da família e o Navegante Municipal para outro (ou outros) membro (s)da mesma família?

  • Não, apenas vai ser possível carregar o mesmo título para todos os membros do agregado familiar.

Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Metropolitano ou Municipal?

  • Sim, o novo passe Navegante Metropolitano ou Municipal não tem qualquer restrição de zona de residência, apenas tem que ser titular do cartão Lisboa VIVA.

Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Metropolitano Família ou Municipal Família?

  • Não, o passe Navegante Metropolitano Família e o Municipal Família são exclusivos para agregados familiares com residência comprovada num dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, trata-se de um título financiado pelos municípios daí apenas ser permitido o acesso a residentes.

Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Municipal de Lisboa ou de outro município da área metropolitana?

  • Sim, para o passe Navegante Municipal de qualquer dos 18 municípios não estão previstos quaisquer condicionantes de residência à sua obtenção, apenas tem que ser titular do cartão Lisboa VIVA.  

Sou residente num município da área metropolitana de Lisboa posso adquirir o Navegante Municipal de outro município da área metropolitana de Lisboa?

  • Sim, para o passe Navegante Municipal não estão previstos quaisquer condicionantes de residência à sua obtenção.

Está prevista alguma redução no valor do passe para quem se desloque de fora da área metropolitana de Lisboa?

  • Essa possibilidade ainda está em discussão entre a AML e as várias comunidades intermunicipais com as quais faz fronteira. Oportunamente serão divulgadas mais informações.

Tenho um passe deslizante de 30 dias que termina a 14 de abril. Vou ter que sobrepor o novo Navegante ao meu atual tarifário ou vão existir alternativas de carregamento até ao final de abril?

  • A partir do dia 8 de abril será disponibilizado o Navegante 7 dias Abril, é um passe de venda temporária, válido durante 7 dias, válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, terá o preço de 10€. Só pode ser adquirido por quem tenha um passe de 30 dias (deslizante) carregado previamente. Este passe de 7 dias pode ser renovado por períodos de 7 dias, até ao dia 30 de abril. Não terá validade a partir do dia 6 mês de maio. Não poderá ser trocado nem anulado. Este passe de 7 dias é adquirido exclusivamente nas bilheteiras, o período de validade começa a contar a partir do dia em que é adquirido.

Vou continuar a poder deduzir no IRS os novos passes?

  • Sim, vão ser mantidas as atuais deduções das despesas com transporte.

Por engano carreguei o cartão com o passe Navegante Municipal. Posso atualizar para o passe Navegante Metropolitano pagando a diferença?

  • Sim, poderá efetuar um upgrade do passe Navegante Municipal para o passe Navegante Metropolitano até ao dia 25 do mês para o qual o título é válido, pagando a diferença.

Por engano carreguei o cartão com o passe Navegante, para um mês em que não vou utilizar. Posso pedir a anulação do passe?

  • Sim, a anulação de um passe é permitida, apenas e quando a validade do título ainda não tiver iniciado, ou seja, antes do dia 1 desse mês.

Por engano carreguei o passe Navegante municipal num operador, mas pretendia o Navegante Metropolitano. Posso troca-lo em qualquer operador?

  • Não, a troca apenas poderá ser realizada no operador onde foi realizada a aquisição do passe.

Por engano carreguei o passe Navegante municipal de um município, mas o que pretendia carregar o Navegante outro município. Posso efetuar a troca?

  • Não, o que pode fazer é pedir a anulação do passe, apenas e quando a validade do título ainda não tiver iniciado, ou seja, antes do dia 1 desse mês. Depois da anulação poderá carregar o passe do município pretendido.

Quando tenho de validar o passe Navegante?

  • É Obrigatório validar o seu passe sempre que inicia a sua viagem, ao abrigo da legislação em vigor, os passes mensais têm que ser validados antes do início de cada viagem, o que se aplica também a estes novos passes.

Posso utilizar um passe deslizante 30 dias adquirido em março, durante o mês de abril?

  • Sim, pode utilizar até ao final da validade.

Como posso obter mais informações sobre os passes Navegante?

  • Sugerimos que acompanhe a atualização da informação disponível no site www.aml.pt e nas redes sociais da Área Metropolitana de Lisboa, em www.portalviva.pt ou junto dos operadores de serviço público de transporte.

Onde se localizam o Gabinetes de Apoio ao Cliente de Cada operador?

  • Os Gabinetes de apoio ao cliente estão localizados nas seguintes moradas:

     

    Carris   

    Loja Santo Amaro

    Rua 1.º de Maio, nº 93, 1300-472 Lisboa      

    dias úteis 9:00-17:00        

     

    Loja Arco Cego

    Avenida Duque D'Ávila, n.º 12, 1000-140 Lisboa            

    dias úteis 9:00-17:00

     

    Cascais Próxima

    Loja Cascais

    Edifício Cascais Center, Rua Manuel Joaquim Avelar, nº 118, 2750-281 Cascais

    dias úteis 9:00 -18:00

                 

    Loja Tires

    Praceta Nova, nº 9, 2785-629 Tires   

    dias úteis 9:00 -18:00

                 

    Loja Cascais Shopping

    Centro Comercial Cascais Shopping, Piso 0                       

    Todos os dias 10:00 -23:00

                 

    CP

    GAC Estação Cais do Sodré

    dias úteis 9:00 -14:00/15:00 -18:00

                 

    GAC Estação Rossio                     

    dias úteis 8:00 -12:00/13:00 -17:00

     

    GAC Estação Santa Apolónia                   

    Todos os dias 6:10 - 21:35

     

    GAC Estação Oriente

    Todos os dias 6:30 - 21:45

                 

    Fertagus                          

    GAC Estação Ferroviária do Pragal

    Todos os dias 8:00-20:00 (dias uteis) 8:00-15:00 (sab) 12:00-20:00 (dom)  

     

    Metro                

    Estação Marquês de Pombal     

    dias úteis 8.30-19:30        

     

    Estação campo Grande                            

    dias úteis 8.30-19:30        

     

    Scotturb                          

    GAC

    Rua São Francisco N.º 660, Adroana, 2645-019 Alcabideche           

    dias úteis 9:00-12:30 / 14:00 -17:30

                 

    Posto Sintra

    Avenida Miguel Bombarda 59, 2710-590 Sintra     

    Todos os dias 9:00 -19:00       

     

    Posto Cascais

    Avenida D. Pedro I – Edifício Cascais Vila – Terminal Rodoviário 2754-527 Cascais

    Todos os dias 7:30 -19:30 (semana) 8:00 – 19:30 (fins-de-semana e feriados)           

     

    Rodoviária de Lisboa                  

    Caneças - Loja RL

    Praça Dr. Manuel Arriaga, 5 - Caneças                 

    dias úteis 9:00 -13:00 / 14:00 -18:00

                 

    Bucelas - Loja RL            

    Rua Marquês de Pombal, 8, 2670-655 Bucelas  

    dias úteis 9h -13h / 14h -18h

                 

    Sta. Iria de Azóia

    Estrada Nacional N10                            

    dias úteis 9:00 -13:00 / 14:00 -18:00 (não vende títulos de transporte)

                                                                                                      

    TCB                    

    Espaço Mobilidade       

    Fórum Barreiro, Piso 0, loja 0.40-A, Rua Stara Zagora, nº1, Campo das Cordoarias 2830-364 Barreiro        

    Todos os dias 10h -22h           

     

    TST                     

    LAC Cacilhas     

    Largo Alfredo Dinis, Cacilhas, 2800-252 Almada         

    dias úteis 8:00 – 13:00 /15:00 -19:00

                 

    LAC Montijo     

    Praça Gomes Freire de Andrade, 2870-237 Montijo       

    dias úteis 8:00 – 19:00     

     

    LAC Setúbal      

    Estação Rodoviária, Av. 5 de Outubro, 2900-000 Setúbal

    dias úteis 8:00 – 19:00     

     

    Praça de Espanha

    Terminal da TST, 1000-000 Lisboa            

    dias úteis 8:00 -13:00 / 14:00 – 19:00

                 

    Transtejo/Soflusa

                 

    SAC, Terminal Fluvial do Cais do Sodré

    Rua Cintura do Porto de Lisboa, 1249-249 Lisboa

    dias úteis 8h - 17h             

     

    Vimeca

    GAC

    Estrada Consiglieri Pedroso, 81, em Queluz de Baixo                   

    dias úteis 9:00 -12:30 / 14:00 -17:30         

     

    JJ Sto António                              

    Rua 28 de Setembro, 102, 2660-001 FRIELAS    

    dias úteis 9:00h – 12:00 / 14:00 – 18:00   

     

    HLM                                 

    Rua 28 de Setembro, 102, 2660-001 FRIELAS    

    dias úteis 9:00 – 12:00 / 14:00 – 18:00      

     

    Isidoro Duarte

    Rua 28 de Setembro, 102, 2660-001 FRIELAS    

    dias úteis 9:00 – 12:00 / 14:00 – 18:00      

     

Navegante Escola

O que é o cartão Navegante Escola?

  • É um cartão Lisboa VIVA que identifica o aluno e a escola e agrupamento escolar a que pertence e que tem associado as valências de mobilidade gratuita nas redes CARRIS e Metropolitano de Lisboa e nos equipamentos culturais da EGEAC.

Quem tem direito ao cartão Navegante Escola?

  • Têm direito ao cartão Navegante Escola todos os alunos do 1º ciclo (1º ao 4º ano) que frequentem uma escola da rede escolar de Lisboa, público ou particular.

    No próximo ano letivo de 2019/2020 prevê-se esta medida seja alargada aos alunos que frequentam os 2º e 3º ciclos da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular, e numa fase posterior aos alunos do ensino secundário, em ambos os casos apenas em escolas da cidade de Lisboa.

Como e onde posso pedir o cartão Navegante Escola?

  • Os encarregados de educação deverão dirigir o pedido às escolas, que centralizam os pedidos dos alunos interessados.

Onde posso levantar o cartão Navegante Escola?

  • O levantamento é feito na escola ou na sede do agrupamento escolar onde o seu educando está inscrito.

Até que data posso pedir o cartão Navegante Escola?

  • O cartão Navegante Escola pode ser pedido durante todo o ano letivo, desde o dia da matrícula. Caso frequente o 4º ano, o cartão Navegante Escola apenas poderá ser pedido desde o dia da matrícula até ao final do primeiro período letivo (meados de dezembro).

O cartão tem algum custo para os Encarregados de Educação?

  • Não. A primeira emissão do cartão é totalmente gratuita.

A escola do meu educando não aderiu ao cartão. Posso pedir individualmente?

  • Não. O cartão Navegante Escola apenas pode ser pedido pelas escolas aderentes. Todas as escolas do 1º ciclo da rede escolar da cidade de Lisboa, públicas e particulares, podem aderir gratuitamente.

Posso carregar o cartão com outros títulos de transporte?

O meu educando mudou de escola a meio do ano/ciclo, continua a poder utilizar o cartão na rede da CARRIS e do METRO?

  • Neste caso, deverá solicitar a emissão de um novo cartão na escola para onde for, já que o Navegante Escola será o cartão que o identifica como aluno nesse estabelecimento de ensino. 

Nos períodos de férias escolares e interrupções letivas, o meu educando continua a poder viajar gratuitamente com o cartão na rede da CARRIS e do METRO?

  • Sim, pode nestas situações continuar a usufruir de todas as vantagens do cartão Navegante Escola.

Qual a diferença entre o cartão Navegante Escola e o cartão Lisboa VIVA com perfil Criança?

  • Enquanto o cartão Lisboa VIVA com perfil criança tem um custo pela sua emissão e só permite ter acesso gratuito à rede de transporte da CARRIS e do  Metropolitano, o cartão Navegante Escola, além desta vantagem, é também um cartão que identifica o aluno e a escola ou agrupamento escolar a que este pertence, e que também permite a entrada gratuita em diversos equipamentos da EGEAC. A primeira emissão do Navegante Escola não tem qualquer custo para o utilizador.  

O meu educando já tinha o cartão Lisboa VIVA com perfil Criança (dos 4 aos 12 anos, inclusive), tem direito ao cartão Navegante Escola?

  • Tem.

O meu educando já tinha o cartão Lisboa VIVA com perfil Criança (dos 4 aos 12 anos, inclusive), posso devolver o cartão anterior e ser reembolsado do valor que paguei?

  • Não. A oferta de um cartão Navegante escola é um serviço oferecido pela Câmara de Lisboa e não tem relação com os contratos anteriormente estabelecidos com os Operadores de Transporte.

O meu educando perdeu o cartão Navegante Escola. Como devo proceder?

  • Deverá dirigir-se à secretaria da escola e solicitar uma 2ª via do cartão. Aconselha-se cuidado no manuseamento e utilização do mesmo, uma vez que a partir da 2ª via, a emissão dos cartões tem custos para o utilizador.

O cartão Navegante Escola do meu educando deixou de funcionar, o que devo fazer?

  • Se o cartão deixar de funcionar estando dentro do período de validade e o mau funcionamento não se deva a uma má utilização do cartão, deverá dirigir-se à secretaria da escola e solicitar a sua substituição.

Rearregamentos no MULTIBANCO

A fatura do carregamento no MB não aparece no e-fatura

  • O recibo gerado em ATM tem a mesma validade fiscal que uma fatura podendo ser apresentado para efeitos de despesa, no entanto, se pretende fatura para dedução em sede de IRS deverá aceder a Pedido de fatura.

Fatura não comunica com o e-fatura

  • Muito agradecemos o seu contacto, informando que o ATM não sendo um programa de faturação não obriga à existência de SAFT. Desta forma não existe comunicação com o portal efatura.

     

    Todavia, a OTLIS consciente das questões levantadas pelos clientes no que concerne à nova legislação e à impossibilidade de deduzir despesas relativas a recarregamentos feitos em ATM, em sede de IRS, disponibilizou um serviço online de emissão de faturas.

     

    Assim, poderá requisitar através do Portal VIVA faturas relativas a recarregamentos no MULTIBANCO, lojas Pagaqui e Payshop e carregamentos efetuados nos operadores carris, Metro de Lisboa, Transtejo, Soflusa e Transportes Colectivos do Barreiro. Mais informamos que as faturas só poderão ser requisitadas até 5 dias úteis após o carregamento do título de transporte.

     

    Faça já o seu pedido de fatura online.

Como solicitar uma 2ª via do talão de recarregamento?

  • Muito agradecemos o seu contacto, informando que poderá requisitar uma segunda via do talão em qualquer ATM.

     

    Para emitir a 2ª via do talão, deve utilizar o cartão bancário com o qual efetuou a transação e selecionar  Consultas > Consulta de Oper. do Cartão no MB > 2ª Via de talão MB.

     

    Em seguida é solicitada a introdução da data da operação original (dia e mês), devendo o utilizador selecionar a operação para a qual pretende obter a 2ª via do talão. É emitido um talão com formato idêntico ao original, diferindo apenas no cabeçalho, onde estará impresso, adicionalmente, o título “2ª Via de Talão”.   


    Esta operação só está disponível durante 60 dias (aproximadamente) após a realização de qualquer operação com valor contabilístico. 

O meu cartão ficou retido no MB por avaria da máquina, o que fazer?

  • Deverá dirigir-se a um Operador, informando a ocorrência, devendo apresentar o talão emitido pelo MB e solicitar de imediato a emissão de um novo cartão urgente. 

     

    Nos casos de não emissão de talão pela ATM deverá indicar o ID da máquina e localização da mesma.

     

    Logo que disponha do cartão e caso tenha um título válido, queira solicitar no Operador a transferência do contrato para o novo cartão.

Não consigo carregar o meu cartão

  • No MB apenas poderá proceder a recarregamentos de títulos anteriormente carregados no seu cartão.

     

    Se nunca carregou o título de transporte pretendido no seu cartão deverá realizar um primeiro carregamento nos meios disponibilizados pelos operadores de transporte ou através do Portal VIVA, podendo posteriormente realizar o recarregamento através do MB.

Leitor de cartões VIVA JÁ

Qual o preço do leitor VIVA JÁ?

  • O leitor de cartões VIVA JÁ tem um custo de 15€.

    Se desejar recebê-lo em sua casa deverá acrescer 4,85€ de portes de envio.

Onde posso adquirir o leitor VIVA JÁ?

  • O leitor de cartões VIVA JÁ poderá ser requisitado através do Portal VIVA e enviado à cobrança para sua casa.

    Se preferir também poderá adquiri-lo junto do seu operador. Saiba mais aqui.

     

     

     

     

Posso usar outros leitores de cartões no Portal VIVA?

  • Sim, desde que o leitor que possui seja compatível com o interface PC/SC.

Qual a garantia do leitor VIVA JÁ?

  • O leitor de cartões VIVA JÁ possui uma garantia de 2 anos.

Posso usar o VIVA JÁ para ler o cartão de cidadão?

  • Sim. O leitor de cartões VIVA JÁ poderá ser utilizado para ler o cartão Lisboa VIVA e o cartão de cidadão.

Quais as especificidades do leitor VIVA Já?

  • Compatível com USB 2.0/1.1
    Alimentação via USB (plug&play)
    Suporta: Windows 2000/XP/VISTA/7 e Mac OS X (o portal apenas corre em Windows)
    Certificação EMV Nível 1
    Suporta Smart Cards ISO 7816 (Protocolos T=0 E T=1)
    Suporta interface PC/SC
    Sem necessidade de instalação

Posso usar o leitor no portal do cidadão?

  • O leitor VIVA JÁ poderá ser utilizado no portal do cidadão, sendo compatível com os seus sistemas.

Como é feito o pagamento do leitor?

  • O pagamento efetuado pelo destinatário, poderá ser feito das seguintes formas:

    1. Cheque;
    2. Numerário entregue ao carteiro aquando da entrega ou na Loja CTT no ato da entrega, neste caso, será posteriormente enviado ao remetente um Vale Postal do valor da cobrança, o qual poderá ser levantado em qualquer Loja CTT.

Lisboa VIVA

Quantos títulos de transporte posso carregar?

  • No cartão Lisboa VIVA pode carregar até 4 títulos de transporte diferentes: passes mensais, bilhetes e Zapping, para utilizar nos transportes públicos da região de Lisboa.

Que descontos e benefícios me dá o cartão Lisboa VIVA?

  • O seu cartão dá-lhe descontos e benefícios em variados serviços. Aceda a Descontos e Vantagens e descubra

    quais são.

Que transportes e serviços aceitam o cartão Lisboa VIVA?

  •  

    Metro

     

    Metropolitano de Lisboa

     

    Metro Sul do Tejo          

     

     

    Comboio

     

    Comboios de Portugal

     

    Fertagus

     

     

     

    Barco

     

    Transtejo/Soflusa

     

     

                       

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Autocarro

     

    Carris

     

     

    Henrique Leonardo da Mota

     

    Isidoro Duarte

     

    Barraqueiro Transportes

     

    Barraqueiro Oeste             

    Santo António    

     

    Boa Viagem           

    Mafrense                       

    Ribatejana                                

     

    Rodoviária de Lisboa     

     

    Rodoviária do Tejo                           

     

    Scotturb                                             

     

    Sulfertagus                        

     

    Transportes Colectivos do Barreiro                                                                

    Transportes Sul do Tejo

     

    Vimeca Transportes      

     

     

    Estacionamento

     

    Parques Fertagus

     

    Parques EMEL e Empark que disponham de acordos para passes combinados 

     

     

     

Onde posso usar o cartão Lisboa VIVA?

  • Pode usar o seu cartão Lisboa VIVA em todos os transportes públicos da região de Lisboa e nos transportes da Rodoviária do Tejo.

Lisboa VIVA 4_18

O que é o Lisboa VIVA 4_18?

  • É um cartão com perfil especial que dá desconto no transporte escolar a utilizadores dos 4 aos 18 anos de idade.

     

    O cartão Lisboa VIVA 4_18 só pode ser usado pelo seu titular. Apesar de ter uma imagem diferente do cartão Lisboa VIVA possui as mesmas vantagens, pode utilizá-lo para carregar os mesmos títulos e aceder aos mesmos descontos.

Qual o desconto oferecido no Lisboa VIVA 4_18?

  • No carregamento do título mensal que sirva para as deslocações entre a casa e a escola, oferece 60% ou 25% de desconto face à tarifa normal a utilizadores que sejam beneficiários do escalão “A” ou “B” de Ação Social Escolar.

O que é preciso para obter o Lisboa VIVA 4_18 Escola?

  • Para crianças até aos 6 anos deve apresentar o cartão de cidadão, B.I. ou passaporte, fotografia recente tipo passe a cores, um documento  original e cópia de comprovativo de morada do encarregado de educação (fatura da água, gás ou electricidade, ou certificado passado pela Junta de Freguesia). Estudantes até aos 18 anos devem apresentar declaração de matrícula assinada e carimbada pelo estabelecimento de ensino, além do impresso próprio.

Qual o prazo de validade do Lisboa VIVA 4_18?

  • É válido por um ano. É necessário renová-lo no início de cada ano lectivo, apresentando novo comprovativo de matrícula no estabelecimento de ensino.

Lisboa VIVA Sub23

O que é o Lisboa VIVA Sub23?

  • É um cartão com perfil especial que dá desconto no transporte a estudantes universitários até aos 23 anos de idade.

     

    O cartão Lisboa VIVA Sub23 só pode ser usado pelo seu titular. Apesar de ter uma imagem diferente do cartão Lisboa VIVA possui as mesmas vantagens, pode utilizá-lo para carregar os mesmos títulos e aceder aos mesmos descontos.

Qual o desconto oferecido no Lisboa VIVA Sub23?

  • No carregamento do título mensal que sirva para as deslocações entre a casa e a Universidade, oferece 60% ou 25% de desconto face à tarifa normal a utilizadores que sejam beneficiários do escalão “A” ou “B” de Ação Social Escolar.

Qual o prazo de validade do Lisboa VIVA Sub23?

  • É válido por um ano. É necessário renová-lo no início de cada ano lectivo, apresentando novo comprovativo de matrícula no estabelecimento de ensino.

VIVA Viagem

Que transportes aceitam o cartão VIVA Viagem|7 Colinas?

  •  

     

    Metro

     

    Metropolitano de Lisboa


    Metro Sul do Tejo

     

    Autocarro

     

    Carris


    Henrique Leonardo da Mota

     

    Isidoro Duarte

     

    Barraqueiro Transportes

    Barraqueiro Oeste

    Santo António

    Boa Viagem

    Mafrense

    Ribatejana

     

    Rodoviária de Lisboa


    Scotturb


    Sulfertagus


    Transportes Colectivos do Barreiro


    Transportes Sul do Tejo


    Vimeca/Lisboa Transportes                

     

    Comboio

     

    Comboios de Portugal


    Fertagus

     

    Barco

     

    Atlantic Ferries


    Grupo Transtejo

     

     

Posso consultar o saldo do VIVA Viagem no portal?

  • Não. Apenas será possível a consulta de movimentos do cartão Lisboa VIVA.

Novo cartão VIVA Viagem - fundo branco

Posso carregar zapping no novo cartão?

  • Poderá carregar zapping no novo cartão, no entanto não poderá validá-lo ou carregá-lo nos operadores Fertagus e Metro Transportes do Sul. Caso pretenda carregar zapping para utilizar nestes dois operadores, terá que o fazer num cartão verde ou no seu Lisboa VIVA.

Tenho um cartão verde, posso continuar a utilizá-lo?

  • Sim, pode continuar a utilizá-lo em todos os operadores.

Posso utilizar o cartão VIVA Viagem SRT na Fertagus?

  • Os sistemas do operador Fertagus ainda não suportam este novo tipo de cartão, pelo que não será possível a sua utilização neste operador, até que as alterações em curso estejam concluídas.

Posso utilizar o cartão VIVA Viagem SRT no Metro Sul do Tejo?

  • Os sistemas do operador Metro Transportes do Sul ainda não suportam este novo tipo de cartão, pelo que não será possível a sua utilização neste operador, até que as alterações em curso estejam concluídas.

Posso utilizar o cartão VIVA Viagem SRT na CP – Comboios de Portugal?

  • Sim, o operador CP já tem os seus sistemas adaptados para utilização do novo suporte, estando já a operar com um cartão semelhante – VIVA Viagem SRT de utilização limitada à CP - Comboios de Portugal.

Onde posso utilizar o cartão VIVA Viagem SRT da CP – Comboios de Portugal?

  • O cartão VIVA Viagem SRT de uso limitado à CP- Comboios de Portugal poderá a partir de agora ser utilizado igualmente nos operadores Metropolitano de Lisboa, Carris e Transtejo/Soflusa.

Quando poderei utilizar este cartão nos restantes operadores?

  • Ainda não existe uma data definida para a sua utilização.

Tarifas

Qual o prazo de validade da tarifa zapping?

  • A tarifa zapping não tem qualquer prazo de validade depois de carregada num cartão VIVA, no entanto deverá ter em conta a validade do seu cartão VIVA.

Como posso aceder a bónus no portal?

  • Informamos que no Portal VIVA não são concedidos bónus no carregamento da tarifa zapping.

VIVA GO

O que é o VIVA GO? Para que é que serve?

  • O VIVA GO é uma modalidade de pagamento de transporte público, válido nos operadores de transporte aderentes, com débito direto na conta bancário do cliente. É utilizado a partir de um cartão Lisboa VIVA para utilização em viagens ocasionais.

     

A quem se destina?

  • O serviço é dirigido aos utilizadores ocasionais do transporte público portadores de um cartão Lisboa VIVA e/ou a utilizadores frequentes que esporadicamente viajem em pelo menos um dos Operadores aderentes ao VIVA Go.

Onde posso utilizar o VIVA GO?

  • O VIVA GO estará disponível nos operadores:

    CARRIS

    CP – Comboios de Portugal

    Fertagus

    Metropolitano de Lisboa

    Metro Transportes do Sul

    Soflusa

    Trantejo 



Quais as vantagens do VIVA GO?

  • Não ter preocupações em pré-carregamentos, evitando filas ou problemas de trocos.

É um serviço pago?

  • Sim, mas apenas paga as viagens que realiza.

Como posso aderir?

  • Deve dirigir-se a um caixa MULTIBANCO ou ATM Express e selecionar a opção VIVA Go, disponível no menu "transportes".

Quanto tempo até começar a funcionar?

  • Assim que tenha o seu cartão Lisboa VIVA, e a sua adesão ao VIVA Go concluída, pode começar a viajar.

Quando é que posso começar a consultar os meus movimentos?

  • Poderá consultar os débitos relativos às suas viagens no CAIXA MULTIBANCO mais próximo: (Opção <CONSULTAS> \ <CONSULTA MOVIMENTOS BAIXO VALOR>).

     

Que tipo de segurança é que o VIVA GO me dá?

  • O serviço VIVA GO permite-lhe viajar sem ter efetuado o carregamento prévio de um titulo de transporte. Em caso de perda é bloqueado e colocado em lista negra, terminando de imediato a associação entre o cartão e a conta bancária.

Posso cancelar o VIVA GO a qualquer momento?

  • Se quiser cancelar a sua adesão ao serviço deverá dirigir-se a um caixa MULTIBANCO e selecionar a opção "Cancelar".

Se eu fechar a conta no banco posso continuar a utilizar o VIVA Go?

  • Não.

Recebo faturas em casa? Posso ter essa opção?

  • Não.

É possível ter acesso à minha fatura por utilização?

  • Sim.

O que acontece quando cancelo um VIVA GO?

  • Deixa de poder usufruir do serviço.

Posso ter mais do que um VIVA GO?

  • Para efeitos de piloto deverá ter apenas um cartão Lisboa VIVA com o serviço VIVA GO.

Recebo uma notificação quando utilizo os transportes públicos?

  • Não receberá notificações por cada utilização.

Como é que se pagam as viagens? Que tipo de formas existem?

  • No serviço VIVA GO, a modalidade de pagamento é apenas uma, debitada diretamente no seu cartão.

     

Posso continuar a carregar o VIVA GO?

  • O serviço VIVA Go não é um carregável, mas sim um pós pago.

Os meus familiares podem utilizar o meu VIVA Go?

  • Sim. Pode associar a um mesmo cartão bancário vários cartões Lisboa VIVA.

Vivo fora do País – posso ter VIVA GO?

  • Se tiver um Lisboa VIVA e um cartão de débito MULTIBANCO, e caso realize utilizações ocasionais dos transportes quando vem a Portugal, o VIVA Go é a solução perfeita para si.

Como funciona?

  • 1. Se não tem cartão Lisboa VIVA, peça o seu online ou num Operador de transporte.

    2. Adira ao VIVA Go no MULTIBANCO associando o cartão Lisboa VIVA à sua conta bancária.

    3. Valide o seu cartão Lisboa VIVA e o valor da viagem será debitado da sua conta. Na Fertagus, caso se dirija para uma estação aberta, antes de eftuar a validação de origem deve selecionar a estação de destino numa máquina automática da estação.

O que acontece se viajar na Fertagus para uma estação aberta e não tiver selecionado o destino?

  • Ser-lhe-á descontada a tarifa máxima a partir da validação na estação de origem.

Quais as regras de utilização do VIVA Go na Fertagus e Sulfertagus?

  • O preço que se aplica na Fertagus é o correspondente aos bilhetes simples em função da Origem/Destino efetuada. 

    As regras de utilização na Fertagus são as seguintes:

    • Para viajar no comboio Fertagus:  

    O Cliente deve sempre validar o cartão Lisboa VIVA antes de viajar, na estação de origem. Apenas deve efetuar a validação na estação de destino nas estações fechadas. Caso se dirija para uma estação aberta, o Cliente deve: i) antes de efetuar a validação de origem, selecionar a estação de destino numa máquina automática da estação de origem. ii) o tempo máximo entre a seleção do destino e a validação de origem é de 30 minutos. A tarifa aplicada será a do bilhete simples Fertagus em função da Origem/Destino. Caso não sejam cumpridas algumas destas condições será descontada a tarifa máxima a partir da origem.  

    • Para viajar no comboio Fertagus e no autocarro Sulfertagus:  

    O Cliente deverá cumprir o referido para a viagem no comboio e validar no autocarro da SulFertagus. O tempo máximo entre a validação no autocarro e a validação na estação de correspondência do autocarro é de 1 hora, para efeitos de aplicação da tarifa dos Bilhetes SulFertagus em função da Origem/Destino.  

    • Para viajar no autocarro Sulfertagus:  

    O Cliente apenas deverá validar o cartão no validador do autocarro sendo-lhe descontado o valor do bilhete sul.  

O que acontece se não validar o VIVA Go?

  • Está em situação de fraude, sujeito ao levantamento de um Auto de Notícia. Ter o serviço VIVA Go não corresponde a ter direito a viajar. Apenas com a validação do VIVA Go o cliente viaja em situação regular.

Aderi ao VIVA Go e a validade do meu passe expirou. Posso continuar a viajar?

  • Sim. Com a modalidade VIVA Go poderá continuar a viajar em pós-pago. No entanto, se é um utilizador frequente é aconselhável a utilização de um título mais adequado já que o VIVA Go se destina a uma utilização ocasional do transporte público.

Tenho um passe carregado e aderi ao VIVA Go. Como escolho o título que quero utilizar?

  • O cartão Lisboa VIVA dá prioridade a títulos de uso frequente. O VIVA Go só será validado quando expirar a validade do passe ou o mesmo não for válido num operador aderente ao VIVA Go.

     

Tenho zapping e VIVA Go carregado. Quando valido o zapping e quando valido o VIVA Go?

  • Quando existem dois contratos de uso ocasional, a prioridade entre ambos é a mesma, assim o sistema interpreta que o contrato carregado numa posição anterior tem prioridade sobre o que está carregado em posição posterior.

    Se tiver um zapping carregado numa primeira posição e existir saldo suficiente, será este o título a validar. Se não pretender utilizar zapping deverá solicitar a transferência do mesmo para um outro cartão.

    Se ocorrer a situação inversa, VIVA Go carregado numa primeira posição, o título a validar será o VIVA Go. Se pretender utilizar o zapping, deverá proceder ao cancelamento do VIVA Go.

Perdi o meu cartão, o que devo fazer?

  • Deve contactar a linha de Atendimento da SIBS 808 20 12 51 OU 217 918 780 para que o cartão seja inserido em lista negra, não permitindo a validção da viagem na modalidade de pagamento VIVA Go.

Estacionamento

Onde posso estacionar com o cartão Lisboa VIVA?

  • Pode estacionar nos parques de estacionamento da Fertagus:

     

    Parque de Penalva
    Parques Gestão REFER: Parque Setúbal, Parque Palmela e Parque Venda do Alcaíde

     

    E ainda em 9 parques de estacionamento de Lisboa da EMEL e da EMPARK:

     

    Colégio Militar 
    Sete Rios
    Álvaro Pais
    Biblioteca
    Universidade
    Campo Grande
    Areeiro
    Docas 
    Alvalade XXI

     

    passe Carris/Metro Parque 30 dias é válido na rede urbana da Carris e do Metro e  habilita o seu titular a estacionar o seu veículo no parque da EMEL e da EMPARK que escolha, no período de 30 dias da sua validade.

     

    Deve ser carregado num cartão Lisboa VIVA e pode ser adquirido em todos os pontos e Lojas MOB da Carris e em todos os pontos de venda manual da rede de estações do Metro.

Se eu perder o cartão VIVA Parking?

  • O cartão funciona como um porta-moedas. Se perder o cartão, perde o seu saldo.

Como sei qual o valor (saldo) de que disponho?

  • Nos transportes públicos os validadores e as máquinas automáticas indicam o saldo do seu cartão. No estacionamento, após cada utilização, o parquímetro informa qual o remanescente saldo disponível no cartão.

O valor do cartão VIVA Parking é reembolsável?

  • Não, o valor de aquisição ou o saldo do cartão não são reembolsáveis.

Transportes e Mobilidade

O que é o Sistema VIVA?

  • O Sistema VIVA é o sistema de bilhética sem contato que visa facilitar a compra e a validação de títulos de transporte ou de estacionamento.

     

    O Sistema VIVA foi desenvolvido pela OTLIS em cooperação com vários operadores de transporte e de mobilidade para que com um único cartão possa utilizar os diferentes operadores de transportes públicos e de mobilidade urbana de uma região.

O que é um “título de transporte”?

  • Um título de transporte é um contrato celebrado entre um cliente e um ou mais que um operador de transporte que permite ao seu portador e/ou titular viajar nos meios de transporte público de passageiros do(s) operador(es) contratado(s), mediante a correspondente contrapartida financeira, nos percursos e no periodo obejeto de contratualização.

     

    O contrato pode consubstanciar-se num bilhete simples, válido para uma viagem ou conjunto de viagens, passes mensais nas suas várias modalidades (mês fixo, 30 dias deslizante) ou na aquisição de unidades de mobilidade que podem ser posteriormente deduzidas pela utilização do serviço.