Clique em "+" para visualizar os passes combinados com cada um dos operadores abaixo indicados.

 

Se houver alguma questão que não esteja contemplada, por favor contacte-nos para que a possamos melhorar.

 

 

Cartões VIVA

O meu cartão VIVA não funciona. O que devo fazer?

  • Se o cartão deixar de funcionar, ainda que carregado

    com títulos válidos, ou se não o conseguir ler, deverá

    dirigir-se à bilheteira ou a um gabinete de apoio ao

    cliente do seu operador de transporte apresentando

    o cartão e o comprovativo de carregamento. 

Como é feita a substituição do meu cartão VIVA avariado?

  • A substituição de cartões avariados é feita de acordo com as seguintes regras:

     

    cartões exclusivamente eletrónicos: dirija-se preferencialmente ao Gabinete de apoio ao Cliente do opereador onde efetuou o último carregamento.

     

    cartões com senha: a substituição do cartão só pode

    ser feita no operador de transporte onde comprou a sua

    senha e carregou o seu o título de transporte.

     

    Se o seu cartão se encontra dentro do período de garantia e deixa de funcionar, por avaria não a si imputável, a sua substituição é gratuita; se o cartão se encontra danificado, ou fora do prazo de validade, o custo é suportado por si. Até ao novo cartão ser emitido, ser-lhe-á entregue um cartão provisório, denominado Guia de Substituição, válido pelo mesmo período do título que se encontrava carregado quando o seu cartão deixou de funcionar. 

Como sei qual é o cartão indicado para mim em Lisboa?

  • Caso seja um viajante ocasional na área metropolitana de Lisboa, opte pelo cartão VIVA Viagem ou 7 Colinas. Se vai usar diariamente (ou quase) os transportes públicos, o Lisboa VIVA é o seu cartão ideal, pois permite carregar passes, bilhetes e zapping.

     

    Se pretende alugar um carro, o Lisboa VIVA ou o Mob Carsharing famílias ou empresas é o indicado para si. Se apenas quer estacionar de forma simples e sem ter que se preocupar em ter moedas para pagar o parquímetro, opte pelo cartão VIVA Parking.

Perdi o meu cartão e agora?

  • A perda ou extravio devem ser comunicados a um operador de transporte para que o cartão seja anulado.

    Deverá solicitar um novo cartão, pelo preço em vigor. 

Documentos necessários para pedido de cartão no operador

  • Para requisitar o cartão Lisboa VIVA junto de um operador necessita de entregar a Requisição de Cartão de Identificação para Transportes devidamente preenchida e fotografia recente, a cores, tipo passe, com fundo liso.

     

    Deverá ainda apresentar o seu cartão de cidadão ou BI e cartão de contribuinte.

     

    Consulte o seu operador para obter informação sobre a documentação específica que deverá apresentar no caso de pretender um cartão com perfil.

Quero pedir um cartão Lisboa VIVA

  • Poderá efetuar um pedido de cartão para os perfis normal, criança ou 3ª idade através do Portal VIVA de forma fácil e sem preenchimento de requisições ou envio de fotografia. Basta que entre na sua área My VIVA e siga os passos aqui descritos.

     

    Se ainda não tem Conta VIVA+ saiba aqui como a criar.

     

    Caso pretenda outro tipo de perfil ou efetuar a requisição junto de um operador, com relação aos documentos necessários, isto dependerá do perfil pretendido, pelo que o deverá consultar sobre este assunto.

Não encontro um título para carregar no Lisboa VIVA

  • O título em questão poderá não constar ainda do catálogo de títulos disponíveis para carregamentos online. Esperamos poder vir a incluído num futuro breve.        

     

Pedido de fatura

Não consigo emitir fatura

  • Verifique, por favor, se a dificuldade na emissão de fatura deriva de alguma das seguintes situações:

     

    1. O carregamento foi realizado há menos de 48h?

    Deverá aguardar 48h antes de proceder ao pedido de fatura.

     

    2. Introduziu corretamente o número do cartão Lisboa VIVA?

    Deverá introduzir um dos números constantes do seu cartão Lisboa VIVA e não o número constante do talão de carregamento.

     

    3. Introduziu a data de carregamento correta?

    Em alguns talões é apresentado o ano antes do dia do carregamento.

     

    4. O operador onde realizou o carregamento é aderente ao serviço de emissão de faturas através do Portal VIVA?

    Este serviço apenas está disponível para carregamentos realizados no Multibanco, rede de agentes Pagaqui e Payshop, operadores Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo, Soflusa e Transportes Colectivos do Barreiro.

     

    5. O carregamento foi realizado há mais de 5 dias úteis?

    A partir do momento em que o carregamento entra em sistema (até 48h) a fatura fica disponível para emissão durante 5 dias úteis. Findo este prazo, já não será possível proceder à sua emissão.

     

    Se a dificuldade não se enquadra nas situações acima descritas, deverá enviar um email para contacto@portalviva.pt indicando o local onde realizou o carregamento e número de cartão Lisboa VIVA.

Como pedir uma fatura?

  • Aceda a Pedido de Fatura na homepage do Portal VIVA e proceda ao preenchimento do formulário. Em caso de dúvida consulte os passos para o pedido de fatura.

Pretendo faturas de meses anteriores

  • As faturas só poderão ser requisitadas até 5 dias úteis após o carregamento do titulo de transporte.

Tenho que estar registado no portal para pedir fatura?

  • Para realizar um pedido de fatura não necessita de registo no Portal VIVA.

Depois de emitir uma fatura posso voltar a consultá-la?

  • Após emissão de fatura poderá sempre consulta-la introduzindo no formulário para o pedido de fatura o número de cartão, operador e data de carregamento.

Fiz um carregamento hoje e não consigo emitir a fatura

  • Os sistemas de venda dos operadores não comunicam com o portal em tempo real pelo que a sua fatura poderá levar até 48h a entrar em sistema.

     

Fiz um carregamento na CP e não consigo emitir a fatura.

  • A CP – Comboios de Portugal não é aderente do serviço de emissão de faturas online através do Portal VIVA, pelo que deverá solicitar a fatura junto do operador.

Fiz um pedido de cartão e não consigo emitir fatura

  • As faturas relativas a requisições de cartão deverão ser solicitadas aos operadores de transporte.

    O serviço de emissão de faturas online apenas está disponível para carregamentos.

Carreguei o cartão no MB e introduzi NIF, necessito pedir fatura no portal?

  • O recibo gerado em ATM tem a mesma validade fiscal que uma fatura podendo ser apresentado para efeitos de despesa, no entanto, se pretende fatura para dedução em sede de IRS deverá aceder ao pedido de fatura.

Pretendo uma fatura de uma tarifa de bordo

  • As faturas de tarifas de bordo deverão ser solicitadas doirectamente ao operador de transporte.

Necessito de um leitor de cartões para pedir uma fatura?

  • Para pedir uma fatura não necessita de um leitor de cartões. Basta preencher o formulário em Pedido de Fatura.

Necessito de estar registado no portal para pedir uma fatura?

  • Para realizar um pedido de fatura não necessita de registo no portal. Basta preencher o formulário em Pedido de Fatura.

Como posso pedir fatura de validações do cartão bancário Caixa VIVA?

  • Aceda à sua área My VIVA (Conta VIVA ou VIVA+) e associe o seu cartão bancário.

    1. Faça Login
    2. Clique em "novo cartão bancário"
    3. Insira o cartão Caixa VIVA no leitor de cartões
    4. Clique em "Associar cartão"
    5. Consulte os movimentos do seu cartão e clique em consultar/emitir fatura

     

Estou registado no portal e pedem-me os dados de faturação

  • A área de pedido de fatura não comunica com a área privada My VIVA pelo que sempre que pretender emitir uma fatura deverá preencher os seus dados de faturação.

Aparece uma mensagem "Dados de comprovativo não encontrados"

  • Confirme se o carregamento foi realizado há mais de 48h. Caso tenha ultrapassado este prazo, por favor contacte-nos.

Rearregamentos no MULTIBANCO

A fatura do carregamento no MB não aparece no e-fatura

  • O recibo gerado em ATM tem a mesma validade fiscal que uma fatura podendo ser apresentado para efeitos de despesa, no entanto, se pretende fatura para dedução em sede de IRS deverá aceder a Pedido de fatura.

Fatura não comunica com o e-fatura

  • Muito agradecemos o seu contacto, informando que o ATM não sendo um programa de faturação não obriga à existência de SAFT. Desta forma não existe comunicação com o portal efatura.

     

    Todavia, a OTLIS consciente das questões levantadas pelos clientes no que concerne à nova legislação e à impossibilidade de deduzir despesas relativas a recarregamentos feitos em ATM, em sede de IRS, disponibilizou um serviço online de emissão de faturas.

     

    Assim, poderá requisitar através do Portal VIVA faturas relativas a recarregamentos no MULTIBANCO, lojas Pagaqui e Payshop e carregamentos efetuados nos operadores carris, Metro de Lisboa, Transtejo, Soflusa e Transportes Colectivos do Barreiro. Mais informamos que as faturas só poderão ser requisitadas até 5 dias úteis após o carregamento do título de transporte.

     

    Faça já o seu pedido de fatura online.

Como solicitar uma 2ª via do talão de recarregamento?

  • Muito agradecemos o seu contacto, informando que poderá requisitar uma segunda via do talão em qualquer ATM.

     

    Para emitir a 2ª via do talão, deve utilizar o cartão bancário com o qual efetuou a transação e selecionar  Consultas > Consulta de Oper. do Cartão no MB > 2ª Via de talão MB.

     

    Em seguida é solicitada a introdução da data da operação original (dia e mês), devendo o utilizador selecionar a operação para a qual pretende obter a 2ª via do talão. É emitido um talão com formato idêntico ao original, diferindo apenas no cabeçalho, onde estará impresso, adicionalmente, o título “2ª Via de Talão”.   


    Esta operação só está disponível durante 60 dias (aproximadamente) após a realização de qualquer operação com valor contabilístico. 

O meu cartão ficou retido no MB por avaria da máquina, o que fazer?

  • Deverá dirigir-se a um Operador, informando a ocorrência, devendo apresentar o talão emitido pelo MB e solicitar de imediato a emissão de um novo cartão urgente. 

     

    Nos casos de não emissão de talão pela ATM deverá indicar o ID da máquina e localização da mesma.

     

    Logo que disponha do cartão e caso tenha um título válido, queira solicitar no Operador a transferência do contrato para o novo cartão.

Não consigo carregar o meu cartão

  • No MB apenas poderá proceder a recarregamentos de títulos anteriormente carregados no seu cartão.

     

    Se nunca carregou o título de transporte pretendido no seu cartão deverá realizar um primeiro carregamento nos meios disponibilizados pelos operadores de transporte ou através do Portal VIVA, podendo posteriormente realizar o recarregamento através do MB.

Leitor de cartões VIVA JÁ

Qual o preço do leitor VIVA JÁ?

  • O leitor de cartões VIVA JÁ tem um custo de 15€.

    Se desejar recebê-lo em sua casa deverá acrescer 3,63€ de portes de envio.

Onde posso adquirir o leitor VIVA JÁ?

  • O leitor de cartões VIVA JÁ poderá ser requisitado através do Portal VIVA e enviado à cobrança para sua casa.

    Se preferir também poderá adquiri-lo junto do seu operador. Saiba mais aqui.

     

     

     

     

Posso usar outros leitores de cartões no Portal VIVA?

  • Sim, desde que o leitor que possui seja compatível com o interface PC/SC.

Qual a garantia do leitor VIVA JÁ?

  • O leitor de cartões VIVA JÁ possui uma garantia de 2 anos.

Posso devolver o meu leitor VIVA JÁ?

  • Não serão aceites devoluções de leitores de cartões VIVA JÁ.

Posso usar o VIVA JÁ para ler o cartão de cidadão?

  • Sim. O leitor de cartões VIVA JÁ poderá ser utilizado para ler o cartão Lisboa VIVA e o cartão de cidadão.

Quais as especificidades do leitor VIVA Já?

  • Compatível com USB 2.0/1.1
    Alimentação via USB (plug&play)
    Suporta: Windows 2000/XP/VISTA/7 e Mac OS X (o portal apenas corre em Windows)
    Certificação EMV Nível 1
    Suporta Smart Cards ISO 7816 (Protocolos T=0 E T=1)
    Suporta interface PC/SC
    Sem necessidade de instalação

Posso usar o leitor no portal do cidadão?

  • O leitor VIVA JÁ poderá ser utilizado no portal do cidadão, sendo compatível com os seus sistemas.

Como é feito o pagamento do leitor?

  • O pagamento efetuado pelo destinatário, poderá ser feito das seguintes formas:

    1. Cheque;
    2. Numerário entregue ao carteiro aquando da entrega ou na Loja CTT no ato da entrega, neste caso, será posteriormente enviado ao remetente um Vale Postal do valor da cobrança, o qual poderá ser levantado em qualquer Loja CTT.

Registo de conta

Como criar a minha conta VIVA?

  • Entre aqui e siga os passos indicados para criar a sua conta MY VIVA.

Não recebi email para activar registo

  • Deverá aguardar alguns minutos. Caso não o recepcione deverá enviar-nos um email para contacto@portalviva.pt, indicando no assunto Registo.

Como recuperar a minha palavra-passe?

  • Aceda à área de login do portal e clique em “Esqueceu-se da palavra-passe?”. Seguidamente bastará introduzir o nome de utilizador.

Não consigo visualizar os movimentos do meu cartão

  • As Contas VIVA, criadas sem cartão de cidadão, apenas permitem ao seu utilizador a consulta dos movimentos efetuados com um determinado cartão Lisboa VIVA no portal.  Para ter acesso a consultas de movimentos nos operadores ou informação sobre outros cartões deverá efetuar um upgrade para uma Conta VIVA+.

Lisboa VIVA

Quantos títulos de transporte posso carregar?

  • No cartão Lisboa VIVA pode carregar até 4 títulos de transporte diferentes: passes mensais, bilhetes e Zapping, para utilizar nos transportes públicos da região de Lisboa.

Que descontos e benefícios me dá o cartão Lisboa VIVA?

  • O seu cartão dá-lhe descontos e benefícios em variados serviços. Aceda a Descontos e Vantagens e descubra

    quais são.

Que transportes e serviços aceitam o cartão Lisboa VIVA?

  •  

    Metro

     

    Metropolitano de Lisboa

     

    Metro Sul do Tejo          

     

     

    Comboio

     

    Comboios de Portugal

     

    Fertagus

     

     

     

    Barco

     

    Transtejo/Soflusa

     

     

                       

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Autocarro

     

    Carris

     

     

    Henrique Leonardo da Mota

     

    Isidoro Duarte

     

    Barraqueiro Transportes

     

    Barraqueiro Oeste             

    Santo António    

     

    Boa Viagem           

    Mafrense                       

    Ribatejana                                

     

    Rodoviária de Lisboa     

     

    Rodoviária do Tejo                           

     

    Scotturb                                             

     

    Sulfertagus                        

     

    Transportes Colectivos do Barreiro                                                                

    Transportes Sul do Tejo

     

    Vimeca Transportes      

     

     

    Estacionamento

     

    Parques Fertagus

     

    Parques EMEL e Empark que disponham de acordos para passes combinados 

     

     

     

Onde posso usar o cartão Lisboa VIVA?

  • Pode usar o seu cartão Lisboa VIVA em todos os transportes públicos da região de Lisboa e nos transportes da Rodoviária do Tejo.

Lisboa VIVA 4_18

O que é o Lisboa VIVA 4_18?

  • É um cartão com perfil especial que dá desconto no transporte escolar a utilizadores dos 4 aos 18 anos de idade.

     

    O cartão Lisboa VIVA 4_18 só pode ser usado pelo seu titular. Apesar de ter uma imagem diferente do cartão Lisboa VIVA possui as mesmas vantagens, pode utilizá-lo para carregar os mesmos títulos e aceder aos mesmos descontos.

Qual o desconto oferecido no Lisboa VIVA 4_18?

  • No carregamento do título mensal que sirva para as deslocações entre a casa e a escola, oferece 60% ou 25% de desconto face à tarifa normal a utilizadores que sejam beneficiários do escalão “A” ou “B” de Ação Social Escolar.

O que é preciso para obter o Lisboa VIVA 4_18 Escola?

  • Para crianças até aos 6 anos deve apresentar o cartão de cidadão, B.I. ou passaporte, fotografia recente tipo passe a cores, um documento  original e cópia de comprovativo de morada do encarregado de educação (fatura da água, gás ou electricidade, ou certificado passado pela Junta de Freguesia). Estudantes até aos 18 anos devem apresentar declaração de matrícula assinada e carimbada pelo estabelecimento de ensino, além do impresso próprio.

Qual o prazo de validade do Lisboa VIVA 4_18?

  • É válido por um ano. É necessário renová-lo no início de cada ano lectivo, apresentando novo comprovativo de matrícula no estabelecimento de ensino.

Lisboa VIVA Sub23

O que é o Lisboa VIVA Sub23?

  • É um cartão com perfil especial que dá desconto no transporte a estudantes universitários até aos 23 anos de idade.

     

    O cartão Lisboa VIVA Sub23 só pode ser usado pelo seu titular. Apesar de ter uma imagem diferente do cartão Lisboa VIVA possui as mesmas vantagens, pode utilizá-lo para carregar os mesmos títulos e aceder aos mesmos descontos.

Qual o desconto oferecido no Lisboa VIVA Sub23?

  • No carregamento do título mensal que sirva para as deslocações entre a casa e a Universidade, oferece 60% ou 25% de desconto face à tarifa normal a utilizadores que sejam beneficiários do escalão “A” ou “B” de Ação Social Escolar.

Qual o prazo de validade do Lisboa VIVA Sub23?

  • É válido por um ano. É necessário renová-lo no início de cada ano lectivo, apresentando novo comprovativo de matrícula no estabelecimento de ensino.

VIVA Viagem

Que transportes aceitam o cartão VIVA Viagem|7 Colinas?

  •  

     

    Metro

     

    Metropolitano de Lisboa


    Metro Sul do Tejo

     

    Autocarro

     

    Carris


    Henrique Leonardo da Mota

     

    Isidoro Duarte

     

    Barraqueiro Transportes

    Barraqueiro Oeste

    Santo António

    Boa Viagem

    Mafrense

    Ribatejana

     

    Rodoviária de Lisboa


    Scotturb


    Sulfertagus


    Transportes Colectivos do Barreiro


    Transportes Sul do Tejo


    Vimeca/Lisboa Transportes                

     

    Comboio

     

    Comboios de Portugal


    Fertagus

     

    Barco

     

    Atlantic Ferries


    Grupo Transtejo

     

     

Posso consultar o saldo do VIVA Viagem no portal?

  • Não. Apenas será possível a consulta de movimentos do cartão Lisboa VIVA.

Portal VIVA

Que cartões VIVA posso requerer e carregar?

Não tenho Cartão de Cidadão. Como me poderei registar?

  • A OTLIS está a trabalhar no desenvolvimento de uma nova solução de registo para os casos em que os utilizadores não disponham de cartão de cidadão. Neste momento o registo apenas será acessível a quem disponha deste documento de identificação.

Quais os meios de pagamento aceites no portal?

  • O Portal VIVA aceita qualquer tipo de cartão de crédito, seja VISA ou MasterCard. Se preferir também poderá recorrer ao serviço MBnet onde poderá criar um cartão virtual de débito ou de crédito.

     

     

Como apagar títulos que já não uso?

  • Não é possível apagar os títulos que já não usa, no entanto, os nossos sistemas detectam que os títulos estão expirados e se necessário, apagam-nos.

Fui reencaminhado para um site da Oracle. O que fazer?

  • A versão de Java que utiliza poderá estar desactualizada ou não instalada ou no browser utilizado.

    Deverá instalar a versão de java mais recente e tentar aceder ao portal novamente.

Posso carregar qualquer título de transporte através do portal?

  • No Portal VIVA ainda não estão disponíveis todos os títulos de transporte dos operadores da AML. 

    Títulos próprios de operadores rodoviários privados e operador CP, bem como algumas variantes de passes intermodais e combinados, ainda não estão disponíveis para carregamento.

Não consigo ler cartões VIVA, o ecrã fica a pensar, o que fazer?

  • O browser utilizado não está a permitir a execução de aplicativos Java. Por favor verifique se:

     

    1. Está a utilizar um browser com suporte a Java Applets, como é o caso do Internet Explorer, do Firefox ou do Safari (para OS X).
    2. Tem instalada uma versão Java atualizada no seu computador. Faça download da versão mais recente de Java.
    3. O browser utilizado está a bloquear a execução de aplicações Java. Confirme se existe um pop-up a pedir para autorizar a execução desta aplicação. Neste caso deverá permitir a execução de plug-ins.

     

    Mais informações

Tarifas

Qual o prazo de validade da tarifa zapping?

  • A tarifa zapping não tem qualquer prazo de validade depois de carregada num cartão VIVA, no entanto deverá ter em conta a validade do seu cartão VIVA.

Como posso aceder a bónus no portal?

  • Informamos que no Portal VIVA não são concedidos bónus no carregamento da tarifa zapping.

Novo cartão VIVA Viagem - fundo branco

Posso carregar zapping no novo cartão?

  • Poderá carregar zapping no novo cartão, no entanto não poderá validá-lo ou carregá-lo nos operadores Fertagus e Metro Transportes do Sul. Caso pretenda carregar zapping para utilizar nestes dois operadores, terá que o fazer num cartão verde ou no seu Lisboa VIVA.

Tenho um cartão verde, posso continuar a utilizá-lo?

  • Sim, pode continuar a utilizá-lo em todos os operadores.

Posso utilizar o cartão VIVA Viagem SRT na Fertagus?

  • Os sistemas do operador Fertagus ainda não suportam este novo tipo de cartão, pelo que não será possível a sua utilização neste operador, até que as alterações em curso estejam concluídas.

Posso utilizar o cartão VIVA Viagem SRT no Metro Sul do Tejo?

  • Os sistemas do operador Metro Transportes do Sul ainda não suportam este novo tipo de cartão, pelo que não será possível a sua utilização neste operador, até que as alterações em curso estejam concluídas.

Posso utilizar o cartão VIVA Viagem SRT na CP – Comboios de Portugal?

  • Sim, o operador CP já tem os seus sistemas adaptados para utilização do novo suporte, estando já a operar com um cartão semelhante – VIVA Viagem SRT de utilização limitada à CP - Comboios de Portugal.

Onde posso utilizar o cartão VIVA Viagem SRT da CP – Comboios de Portugal?

  • O cartão VIVA Viagem SRT de uso limitado à CP- Comboios de Portugal poderá a partir de agora ser utilizado igualmente nos operadores Metropolitano de Lisboa, Carris e Transtejo/Soflusa.

Quando poderei utilizar este cartão nos restantes operadores?

  • Ainda não existe uma data definida para a sua utilização.

Estacionamento

Onde posso estacionar com o cartão Lisboa VIVA?

  • Pode estacionar nos parques de estacionamento da Fertagus:

     

    Parque de Penalva
    Parques Gestão REFER: Parque Setúbal, Parque Palmela e Parque Venda do Alcaíde

     

    E ainda em 9 parques de estacionamento de Lisboa da EMEL e da EMPARK:

     

    Colégio Militar 
    Sete Rios
    Álvaro Pais
    Biblioteca
    Universidade
    Campo Grande
    Areeiro
    Docas 
    Alvalade XXI

     

    passe Carris/Metro Parque 30 dias é válido na rede urbana da Carris e do Metro e  habilita o seu titular a estacionar o seu veículo no parque da EMEL e da EMPARK que escolha, no período de 30 dias da sua validade.

     

    Deve ser carregado num cartão Lisboa VIVA e pode ser adquirido em todos os pontos e Lojas MOB da Carris e em todos os pontos de venda manual da rede de estações do Metro.

Se eu perder o cartão VIVA Parking?

  • O cartão funciona como um porta-moedas. Se perder o cartão, perde o seu saldo.

Como sei qual o valor (saldo) de que disponho?

  • Nos transportes públicos os validadores e as máquinas automáticas indicam o saldo do seu cartão. No estacionamento, após cada utilização, o parquímetro informa qual o remanescente saldo disponível no cartão.

O valor do cartão VIVA Parking é reembolsável?

  • Não, o valor de aquisição ou o saldo do cartão não são reembolsáveis.

Piloto VIVA GO

O que é o VIVA GO? Para que é que serve?

  • O VIVA GO é uma modalidade de pagamento de transporte público válido nos operadores de transporte, com débito direto na conta bancária do cliente. Pode ser utilizado a partir de um cartão Lisboa VIVA para utilização em viagens ocasionais.

Quais as vantagens do VIVA GO?

  • Não ter preocupações em pré-carregamentos, evitando filas ou problemas de trocos.

É um serviço pago?

  • Para o piloto apenas paga as viagens que realiza.

Como posso aderir?

  • A adesão a este piloto fez-se por convite em campanha ocorrida durante os meses de novembro e dezembro de 2016.

Onde posso utilizar o VIVA GO?

  • O VIVA GO estará disponível nos operadores:

    Metropolitano de Lisboa
    CP – Comboios de Portugal
    Companhia Carris de Ferro
    Trantejo
    Soflusa,
    Fertagus
    Metro Transportes do Sul 

Quanto tempo até começar a funcionar?

  • Assim que tenha o seu cartão Lisboa VIVA, e a sua adesão ao piloto concluída, pode começar a viajar.

Quando é que posso começar a consultar os meus movimentos?

  • Durante o piloto, poderá consultar os débitos relativos às suas viagens no CAIXA MULTIBANCO mais próximo: (Opção <CONSULTAS> \ <CONSULTA MOVIMENTOS BAIXO VALOR>).

     

Que tipo de segurança é que o VIVA GO me dá?

  • O serviço VIVA GO permite-lhe viajar sem ter efetuado o carregamento prévio de um titulo de transporte. Em caso de perda é bloqueado e colocado em lista negra, terminando de imediato a associação entre o cartão e a conta bancária.

Posso cancelar o VIVA GO a qualquer momento?

  • Se quiser cancelar a sua adesão ao serviço deverá contactar a OTLIS através do endereço contacto@portalviva.pt.

Se eu fechar a conta no banco posso continuar a utilizar o VIVA GO?

  • Em âmbito de piloto, se fechar a sua conta, o seu serviço VIVA GO ficará indisponível. 

Recebo faturas em casa? Posso ter essa opção?

  • Na fase piloto as faturas serão emitidas a pedido e enviadas por email.

O que acontece quando cancelo um VIVA GO?

  • Receberá um email a informar o seu cancelamento, e deixa de poder usufruir do serviço.

Posso ter mais do que um VIVA GO?

  • Para efeitos de piloto deverá ter apenas um cartão Lisboa VIVA com o serviço VIVA GO.

É possível ter acesso à minha fatura detalhada?

  • Na fase piloto as faturas serão emitidas a pedido e enviadas por email.

Recebo uma notificação quando utilizo os transportes públicos?

  • Não receberá notificações por cada utilização.

O que é que são os emails que recebo sobre os montantes utilizados? Posso receber via SMS?

  • Os emails que recebe com os montantes utilizados são referentes ao máximo admitido por cartão para efeitos de piloto. Queremos informá-lo de que está próximo de atingir o valor, ou que já ultrapassou. Estas notificações serão apenas por email. 

Para onde são enviados os emails? Para o email que dei na adesão?

  • Os emails são enviados para o endereço fornecido aquando da sua inscrição no piloto.

Como é que se pagam as viagens? Que tipo de formas existem?

  • No serviço VIVA GO, a modalidade de pagamento é apenas uma, debitado diretamente no seu cartão (que tem associado ao MB WAY e utilizou para se associar à iniciativa).

     

Posso continuar a carregar o VIVA GO?

  • O serviço VIVA GO não é um carregável, mas sim um pós pago.

Os meus familiares podem utilizar o meu VIVA GO?

  • Apenas os utilizadores que receberam o convite poderão utilizar o VIVA GO.

Vivo fora do País – posso ter VIVA GO?

  • Se tiver um Lisboa VIVA e um cartão de débito MULTIBANCO, e caso realize utilizações ocasionais dos transportes quando vem a Portugal, o VIVA GO é a solução perfeita para si.

Transportes e Mobilidade

O que é o Sistema VIVA?

  • O Sistema VIVA é o sistema de bilhética sem contato que visa facilitar a compra e a validação de títulos de transporte ou de estacionamento.

     

    O Sistema VIVA foi desenvolvido pela OTLIS em cooperação com vários operadores de transporte e de mobilidade para que com um único cartão possa utilizar os diferentes operadores de transportes públicos e de mobilidade urbana de uma região.

O que é um “título de transporte”?

  • Um título de transporte é um contrato celebrado entre um cliente e um ou mais que um operador de transporte que permite ao seu portador e/ou titular viajar nos meios de transporte público de passageiros do(s) operador(es) contratado(s), mediante a correspondente contrapartida financeira, nos percursos e no periodo obejeto de contratualização.

     

    O contrato pode consubstanciar-se num bilhete simples, válido para uma viagem ou conjunto de viagens, passes mensais nas suas várias modalidades (mês fixo, 30 dias deslizante) ou na aquisição de unidades de mobilidade que podem ser posteriormente deduzidas pela utilização do serviço.