Utilização do perfil Reformado/Pensionista

Os clientes titulares de cartão Lisboa VIVA com perfil Reformado/Pensionista podem viajar na Carris, no Metro de Lisboa e na área urbana da CP* por, apenas, 14,50€.

Para beneficiar deste desconto, os clientes reformados/pensionistas, que ainda não têm cartão Lisboa VIVA podem requisitá-lo online no Portal VIVA ou em qualquer posto de venda dos Operadores de Transporte.

 

Valide o seu cartão, em todas as viagens.


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 Área urbana da CP

Linha de Cascais: Cais do Sodré – Belém
Linha de Sintra: Rossio – Benfica | Benfica – Moscavide
Linha Azambuja: Sta. Apolónia – Moscavide
Linha de Cintura: Alcântara Terra – Moscavide

O que é necessário para ter direito ao desconto de 60% no passe Navegante urbano Reformado/Pensionista?

Para usufruir do desconto de 60% os clientes têm que ser titulares do cartão Lisboa Viva, com perfil Reformado/Pensionista.

Onde posso pedir um cartão com perfil Reformado/Pensionista?

  • Postos de Venda Metro - Marquês de Pombal |Colégio Militar | Jardim Zoológico | Campo Grande | Baixa-Chiado | Cais do Sodré | Oriente | Aeroporto | Espaços Cliente Santo Amaro e Arco do Cego | Quiosques Mob Carris
  • Qualquer Operador de Transporte da Região de Lisboa

Quanto custa o cartão Lisboa VIVA com o perfil Reformado/Pensionista?

Serviço normal (entrega em 10 dias úteis) | 7€
Serviço urgente (entrega em 24h úteis) | 12€

Se já tiver um cartão Lisboa VIVA com perfil Reformado/pensionista, o que necessito fazer para ter direito ao desconto?

Caso já tenha cartão Lisboa VIVA válido com o perfil indicado, não é necessário qualquer procedimento adicional.

O cartão Lisboa VIVA com perfil Reformado/Pensionista tem algum elemento identificativo?

Cartao LVReformado Pensionista -01-768x 238

Como comprovo o direito ao Lisboa VIVA com perfil Reformado/Pensionista?

Para ter direito ao perfil Reformado/Pensionista, o rendimento mensal do seu agregado familiar terá que ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional. Esta condição é comprovada com os seguinte documentos:

  • Confirmação do agregado familiar pela Junta de Freguesia (deverá solicitar impresso próprio num Posto de Venda);
  • Original e fotocópia do documento comprovativo do valor da reforma/pensão;
  • Original e fotocópia da última declaração de IRS

Caso o cartão Lisboa VIVA tenha sido produzido noutro operador é necessário solicitar novo cartão?

Não é necessário solicitar novo cartão, qualquer que seja o operador emissor, desde que o cartão Lisboa VIVA apresente o perfil Reformado/Pensionista.

Este desconto abrange todas as pessoas que sejam Reformados/Pensionistas que vivem na Área Metropolitana de Lisboa?

Este benefício abrange qualquer pessoa, desde que seja titular de cartão Lisboa VIVA com o perfil Reformado/Pensionista, independentemente dos seus rendimentos. 

O que fazer em caso de caso de perda, avaria ou cartão danificado?

Deverá solicitar um novo cartão.
Após pedido de emissão de novo cartão, dirija-se a um Espaço Cliente para solicitar a transferência do carregamento para uma Guia de Substituição. Esta guia é válida até à receção do novo cartão.

E se outra pessoa utilizar o meu cartão?

A utilização de um cartão por outra pessoa que não o seu titular constitui uma contraordenação punida por lei.
Nesta situação, os Agentes de fiscalização têm legitimidade para:

  • Apreender o cartão que está a ser utilizado indevidamente por outra pessoa;
  • Punir o infrator com coima de valor mínimo correspondente a 100 vezes o montante em vigor para o bilhete de menor valor e de valor máximo correspondente a 150 vezes o referido montante, de acordo com os limites máximos previstos no Regime Geral das Infrações Tributárias.

A contraordenação decorrente da falta de título de transporte, quando detetada por um agente de fiscalização, é objeto de um auto de notícia, nos termos do Regime Geral das Infrações Tributárias.