Perfil 3ª idade

Os clientes titulares de cartão Lisboa VIVA com perfil 3ª Idade (+65 anos) podem viajar na Carris, no Metro de Lisboa e na área urbana da CP* por, apenas, 15€.

Para beneficiar deste desconto, os clientes, com mais de 65 anos que ainda não têm cartão Lisboa VIVA podem requisitá-lo online no Portal VIVA ou em qualquer posto de venda dos Operadores de Transporte.

 

Valide o seu cartão, em todas as viagens.


*
 Área urbana da CP

Linha de Cascais: Cais do Sodré – Belém
Linha de Sintra: Rossio – Benfica | Benfica – Moscavide
Linha Azambuja: Sta. Apolónia – Moscavide
Linha de Cintura: Alcântara Terra – Moscavide

O que é necessário para ter direito ao desconto de 60% no passe Navegante urbano 3ª idade?

Os clientes com mais de 65 anos têm que ser titulares do cartão Lisboa VIVA, com perfil 3ª Idade, para usufruir do desconto de 60%.

Onde posso pedir um cartão com perfil 3ª Idade?

  • Portal VIVA - Conta VIVA+
  • Postos de Venda Metro - Marquês de Pombal |Colégio Militar | Jardim Zoológico | Campo Grande | Baixa-Chiado | Cais do Sodré | Oriente | Aeroporto | Espaços Cliente Santo Amaro e Arco do Cego | Quiosques Mob Carris
  • Qualquer Operador de Transporte da Região de Lisboa

Quanto custa o cartão Lisboa VIVA com o perfil 3ª Idade?

Serviço normal (entrega em 10 dias úteis) | 7€
Serviço urgente (entrega em 24h úteis) | 12€

Se já tiver um cartão Lisboa VIVA com perfil 3ª idade, o que necessito fazer para ter direito ao desconto?

Caso já tenha cartão Lisboa VIVA válido com o perfil indicado, não é necessário qualquer procedimento adicional.

Vou fazer 65 anos e já sou titular de cartão Lisboa VIVA normal. O que necessito fazer para ter direito ao desconto no passe navegante urbano 3ª idade?  

Passa a ter direito ao perfil 3ª idade, que permite usufruir do desconto de 60% no passe Navegante urbano, no mês em que completa os 65 anos de idade, tendo que solicitar um novo cartão (com perfil 3ª idade).

Como comprovo o direito ao Lisboa VIVA com perfil 3ª idade?

Através da apresentação do seu documento de identificação, no momento do pedido do cartão.

Caso o cartão Lisboa VIVA tenha sido produzido noutro operador é necessário solicitar novo cartão?

Não é necessário solicitar novo cartão, qualquer que seja o operador emissor, desde que o cartão Lisboa VIVA apresente o perfil 3ª Idade.

Este desconto abrange todas as pessoas com mais de 65 anos que vivem na Área Metropolitana de Lisboa?

Este benefício abrange qualquer pessoa, com mais de 65 anos, desde que seja titular de cartão Lisboa VIVA com o perfil 3ª Idade, independentemente dos seus rendimentos. 

O que fazer em caso de caso de perda, avaria ou cartão danificado?

Deverá solicitar um novo cartão.
Após pedido de emissão de novo cartão, dirija-se a um Espaço Cliente para solicitar a transferência do carregamento para uma Guia de Substituição. Esta guia é válida até à receção do novo cartão.

E se outra pessoa utilizar o meu cartão?

A utilização de um cartão por outra pessoa que não o seu titular constitui uma contraordenação punida por lei.
Nesta situação, os Agentes de fiscalização têm legitimidade para:

  • Apreender o cartão que está a ser utilizado indevidamente por outra pessoa;
  • Punir o infrator com coima de valor mínimo correspondente a 100 vezes o montante em vigor para o bilhete de menor valor e de valor máximo correspondente a 150 vezes o referido montante, de acordo com os limites máximos previstos no Regime Geral das Infrações Tributárias.

A contraordenação decorrente da falta de título de transporte, quando detetada por um agente de fiscalização, é objeto de um auto de notícia, nos termos do Regime Geral das Infrações Tributárias.