Ainda se lembra que o passe, no máximo, só custa 40€ por mês?

01 jul 2021

MTS-1920x 743

 

 

Apoiada nas premissas ‘Segurança nos Transportes’ e ‘Sustentabilidade Ambiental’ a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa lança uma primeira campanha com o objetivo de trazer mais passageiros para o transporte público.

 

A enorme redução tarifária concretizada com o lançamento dos passes Navegante ofereceu um transporte público economicamente mais acessível a todas as pessoas, tendo tido expressiva adesão.

 

Hoje as crianças até aos 12 anos de idade viajam gratuitamente em todos os transportes e em todos os concelhos da área metropolitana de Lisboa.

 

Mas a redução tarifária foi significativa para todas as pessoas. Com um passe Navegante Metropolitano é possível viajar em 18 municípios, todos os dias e em todos os transportes por apenas 40 euros por mês. Foi inclusivamente criado o conceito de utilização do transporte em família, pelo que um agregado familiar passou a pagar, no máximo, 80 euros por mês, independentemente do número de pessoas que o compõem.

 

O efeito pandemia e a necessária alteração de comportamentos motivados pela doença Covid-19 originou uma quebra considerável na procura dos transportes, mesmo com empenhado esforço de melhoria significativa das condições de higienização e limpeza do material circulante, configura-se necessário recordar que os transportes públicos são o modo mais sustentável para viajar, seja para trabalhar, estudar ou simplesmente para passear.

 

Por esta razão, continua a ser pertinente a valorização da redução do valor do passe Navegante e as suas implicações, na melhoria do rendimento dos agregados familiares, na consciencialização da responsabilidade ambiental e na melhoria do ambiente urbano, seja com a redução de ruido, seja na redução de emissão de gases nocivos à saúde, sendo ainda determinante para a prossecução do compromisso assumido pelo país de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

 

É importante que nas alterações aos comportamentos de mobilidade que paulatinamente vão ocorrendo, o transporte público seja uma opção quotidiana, e que, existindo cumprimento das regras comportamentais impostas pela pandemia, os transportes públicos sejam assumidos como um modo de deslocação confiável e seguro.

 

A TML, pretende desta forma recordar que viajar nos transportes públicos é seguro, muito mais económico e significativamente mais amigo do ambiente.

 

 

 

 

Voltar