Associações e Projetos

 

CNA  - Calypso Networks Association

 

A OTLIS é membro da CNA  - Calypso Networks Association, uma organização não lucrativa que reúne todos os participantes do Calypso, o projeto europeu que visa criar um modelo standard de bilhética, aberto e disponível para todos. Esta organização tem sede em Bruxelas e está aberta à associação de todos os Operadores de transporte e suas associações e outras entidades e empresas com interesses neste campo.

A OTLIS está apta para efetuar a certificação de produtos e sistemas de bilhética no âmbito do projeto Calypso.

É também membro do Contactless Club, uma associação sem fins lucrativos para divulgar e partilhar conhecimento na área da tecnologia sem contacto que congrega todas as SmartCITIES a nível europeu.

 

 

Projeto EUROPTIMA

EURopean Open Platform for smart card Ticketing, payment and multiservice in Interoperable Mobility Applications

 Europtima 2

 

O projeto EUROPTIMA aborda a necessidade de implementação de sistemas de gestão de dados e de cobrança de tarifas adaptados às necessidades dos Operadores de Transporte, tendo em consideração a redução de custos de implementação, custos de operação, modularidade do sistema e flexibilidade em termos de evolução de tarifas, interoperabilidade e relacionamento com o cliente.

Em particular, o EUROPTIMA pretende resolver o problema de pequenos Operadores que normalmente não têm os recursos de investimento necessários para os sistemas tradicionais. Pretende também construir uma plataforma estável, modular, escalável e customizada, recorrendo a componentes e interfaces standard do mercado (off the shelf) que permitam construir um sistema tarifário baseado nas especificações Calypso e outros padrões da indústria abertos para ser usada em operações de pequena escala de transporte e mobilidade.

 

 

 

Portal VIVA

 

Com o Portal VIVA a OTLIS pretende não só ter um portal de informação sobre os serviços dos Operadores de Mobilidade (transportes, estacionamento, carsharing e outros) que permita agregar a informação dispersa pelos vários sites das empresas e acrescentar valor a essa informação, nomeadamente com o enfoque nos cartões (suportes) VIVA (Lisboa VIVA, VIVA Tejo, Coimbra conVIDA e VIVA Parking) mas, sobretudo, proporcionar a esses Operadores uma plataforma tecnológica que permita efetuar transações (vendas/carregamentos) via internet.

Este site transacional permite efetuar a requisição dos cartões via web e o carregamento dos cartões, seja diretamente pelos clientes finais, seja através de redes de comissionistas geridas pelos próprios Operadores ou geridas pela OTLIS, numa perspetiva de redução de custos de venda dos Operadores.

A OTLIS com o Portal pretende, igualmente, facilitar o acesso dos clientes aos transportes e outros serviços de mobilidade através de meios eletrónicos que permitem uma maior acessibilidade, facilidade, comodidade e proximidade na aquisição dos serviços.

 

 

Cartão Bancário

 

A OTLIS, numa parceria com a CGD, lançou um cartão bancário que visa possibilitar o acesso aos transportes, na modalidade de pós-pago, de clientes ocasionais portadores de cartões de débito Maestro com aplicação de transportes.

Com este cartão não necessita de carregar previamente qualquer título de transporte.

Para viajar basta aproximar o cartão de um validador (ou gate), num dos Operadores aderentes – Carris, Metro, CP, Transtejo/Soflusa, Fertagus, Metro Sul do Tejo – e viajar, o débito é efetuado pela CGD posteriormente, sem qualquer encargo adicional.

O preço e as condições de utilização do cartão bancário em cada Operador são, genericamente, equivalentes a outros títulos ocasionais, mas aconselha-se a confirmação junto dos Operadores.