Condições de utilização do Lisboa VIVA

 

Prazo de validade do cartão

O seu cartão Lisboa VIVA é válido até ao fim de um período que está indicado no próprio cartão. O cartão  Lisboa VIVA apresenta prazos de validade diferenciados, variando entre 4 e 6,5 anos após a emissão, conforme o tipo de cliente. No final da validade terá que proceder à emissão de um novo cartão.

 

Garantia do cartão

O cartão Lisboa VIVA tem um prazo de garantia de 2 anos, contado da data de emissão. Se, durante este período, deixar de funcionar por avaria não imputável ao cliente, será substituído sem custos. Fora deste período, ou se apresentar dano que seja resultante de uma ação do cliente, o custo do novo cartão será suportado pelo mesmo.

 

Perda ou roubo do cartão

A perda ou extravio devem ser comunicados a um operador de transporte para que o cartão seja anulado. Deverá solicitar um novo cartão, pelo preço em vigor. 

 

Cuidados a ter com o seu cartão

O bom estado de conservação é essencial para o seu Cartão Lisboa VIVA funcionar bem, permitindo uma boa leitura dos títulos carregados. Para isso, cuide bem dele:

  • Não pressione o chip do seu cartão.
  • Não torça nem dobre o seu cartão.
  • Ao validar o cartão não o agite nem dobre contra o validador. Os validadores VIVA funcionam sem contacto e não é necessário qualquer movimento adicional. Basta colocá-lo junto ao validador por breves segundos, até obter luz verde ou abrir as portas.
  • Ao validar o cartão, retire-o sempre da sua carteira.
  • Não aproxime o seu cartão do validador junto com outros cartões sem contacto (por exemplo o VIVA Viagem), pois o validador pode ler o cartão errado.